Huambo - O confronto entre o Misto do Londuimbali-Académica do Santo António abre a ronda inaugural do primeiro Campeonato Provincial de futebol para amputados, a disputar-se de um de Abril a 30 Julho, na província do Huambo.
O segundo desafio da prova, com a participação de quatro equipas, oporá o JGM-Centro de Medicina Física e Reabilitação Princesa Diana.
O evento decorrerá nos campos dos municípios do Huambo, Londuimbali e Longonjo.
De acordo com uma nota da organização, que ANGOP teve acesso, nesta quarta-feira, a competição será disputada, na primeira fase, em sistema de todos contra todos a três voltas.
A segunda e última etapa será em sistema de eliminatória directa em duas mãos, onde as duas vencedoras irão disputar a final, enquanto as restantes o terceiro lugar.
A competição, iniciativa da Associação Provincial de Desportos para Pessoas com Deficiência do Huambo, tem como objectivo a promoção da inclusão social desta franja, bem como a massificação da modalidade na região.
Para o efeito, o órgão reitor do desporto para amputados local optou por repartir a equipa do Misto do Huambo em três, perfazendo quatro no total para o evento local, mas para efeito das competições nacionais volta a reagrupar-se.
Recorde-se, o Misto do Huambo, liderado pelo técnico-adjunto da Selecção Nacional, Hélder Gomes, é o campeão nacional em título.
Celestino Elias principal referência
O mundialista Celestino Elias constitui a principal referência do primeiro campeonato provincial, que junta atletas da antiga e nova geração, com idades compreendidas entre os 13 e 38 anos.
Além do melhor jogador do Campeonato do Mundo de 2018, no México, e do Campeonato Africano de 2020, disputado em Benguela, em Angola, a prova vai, igualmente, contar com a presença dos internacionais Laurindo Loncamba e Sebastião Cacumba, este último, o melhor guarda-redes do mundial de 2022, realizado na Turquia.VKY/MC