Luanda - As eleições na Federação Angolana de Basquetebol (FAB) para o quadriénio 2024/2028 acontecem no dia sete de Dezembro, afirmou hoje (segunda-feira), em Luanda, a presidente da Mesa da Assembleia Geral, Elisa Gaspar.
De acordo com a responsável, que falava a imprensa no final da Assembleia Geral ordinária, a comissão eleitoral será liderada pela advogada Paulete Lopes.
Nos próximos dias, a comissão eleitoral vai tornar público o programa do pleito, com os prazos para entrega das listas concorrentes e a população votante.
Quanto ao balanço da assembleia, disse ter sido pacífica, uma vez que as propostas feitas pela direcção cessante foram todas aprovadas por unanimidade.
Explicou que os seis pontos em discussão foram aprovados, com realce a alteração dos estatutos, que passava pela redução do número de elementos na direcção da FAB, que sai de 11 para seis, o que para os participantes torna a instituição mais funcional.
A Assembleia aprovou também a proposta de alteração do número de jogadores estrangeiros contratados e que em vez de dois passam a jogar três em simultâneo.
Elisa Gaspar diz sair satisfeita do encontro dado que, por unanimidade, os associados e clubes aprovaram o Relatório de Gestão e Contas do exercício 2023, bem como o orçamento para 2025.
Do encontro participaram 17 clubes e cinco associações provinciais.
A federação é actualmente liderada por Moniz Silva.
A instituição também já foi presididida por Helder Cruz “Maneda”, Gustavo da Conceição,Paulo Madeira, Pires Ferreira, Carlos Teixeira “Cagi”, entre outros. BSV/WR