Luanda - O 1.º de Agosto está em vantagem nos quartos-de-final do Campeonato Provincial sénior masculino de basquetebol de Luanda a disputar-se a melhor de três jogos, ao vencer na noite de sexta-feira o Interclube, por 96-84.
Nesta primeira partida, disputada no pavilhão 28 de Fevereiro, os “militare” deram sinais de superioridade desde os minutos iniciais, com seis pontos de diferença (12-06).
Sem deixar escapar o adversário, os “polícias” mantiveram o equilíbrio e recuperaram o marcador em 23-15.
Naquele período, os "agostinos" acabaram mesmo derrotados (27-28).
No segundo período, a toada foi diferente, houve total domínio da turma do "rio seco" que aproveitou o nervosismo dos “polícias” para desarmar a liderança no marcador (41-32).
O Inter, mesmo com o experiente Islando Manuel na quadra, foi incapaz impedir o desaire de 10 pontos ao intervalo (49-39).
No reatamento da partida, marcada pela ausência da folha de estatística para a imprensa, os anfitriões pareciam sem criatividade para penetrar no sector defensivo contrário, tendo perdido por 57-66.
Já na recta final tudo se complicou para os donos da casa que aceleravam para inverter o placar, mas o 1.° de Agosto, que marcava à zona, consolidou a vantagem até ao final do encontro em 96-84.
As duas equipas voltam a jogar este sábado, no pavilhão Victorino Cunha, para o segundo dos três desafios.
Em caso de nova vitória, a equipa do “rio seco” qualifica-se para as meias-finais, enquanto uma vitória do Inter forçaria o terceiro encontro.
Noutros jogos dos quartos-de-final, o Petro de Luanda cilindrou o Vila Clotilde B, por 91-60, o Petro de Luanda B derrotou o Sporting de Luanda, por 78-73, ao passo que o Inter B superou o Vila Clotilde, por 99-93.
Declarações
Falando à imprensa, o treinador-adjunto, Valter Costa, referiu ser um resultado que motiva o grupo para o segundo duelo, marcado para este sábado, no pavilhão Victorino Cunha.
Explicou que o grupo não esteve bem no primeiro período ao permitir que o rival se adiantasse no placar, contudo foi determinante a capacidade de recuperação dos atletas.
Por sua vez, o treinador do Interclube, Hélder Domingos, lamentou o facto do ter parte dos jogadores lesionados, situação que os impediu de se imporem no seu reduto.
Disse esperar que o plantel consiga evitar o pleno do adversário este sábado e tenha argumentos para se apurar à outra fase. JAD/MC