Luanda - Com um início consentindo igualdade a três e à quatro pontos, a Selecção Nacional senior feminina de andebol venceu, este sábado, no pavilhão do Kilamba, a congénere dos Camarões, por 27-21, qualificando-se para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
A vitória começou a desenhar-se após um desconto de tempo solicitado pelo técnico Vivaldo Eduardo, e um regresso “agressivo” elevando, de repente, a uma vantagem de quatro golos (9-5).
No fim do desafio, as campeãs africanas até ampliaram a difrença para seis tentos, mas o jogo nunca foi fácil assim. Natália Bernardo, Isabel Guialo, Albertina Cassoma e Azenaide Carlos tiverem de exercer o papel de mais experientes para conduzir o grupo de jovens talentos à uma vitória necessária.
Não era espectável uma derrota, primeiro pelo histórico de confrontos entre si (vantagem para Angola) e depois a Jogar em casa com um público, que, diferente dos restantes dias, afluiu em massa e se tornou, de facto, no oitavo jogador nas bancadas.
O intervalo chegou com as anfitriãs no controlo do jogo vencendo por 16-9.
No reatamento, todas as tentativas de aproximação das aponentes esbarravam no melhor andebol do continente: controlado na defesa, rápido no ataque, letal no último reduto e 15 troféus conquistados.
A meia distância de Angola, Chelcia Gabriel, foi eleita a jogadora mais valiosa (MVP) do jogo.
Angola já disputou os Jogos Olímpicos em 1996 (Atlanta), 2000 (Sydney), 2004 ( Atenas), 2008 Beijing) , 2012 (Londres), 2016 (Rio de Janeiro) e 2020 (Tóquio). WR/MC