Benguela – A distribuição de sementes de cereais e leguminosas para a campanha agrícola 2024/25, no município do Cubal (Benguela), está a beneficiar mais de cinco mil famílias camponesas naquela localidade.
Além de sementes de milho, massambala, massango, feijão e soja, o pacote de apoio às famílias camponesas do Cubal, associadas em cooperativas, ainda inclui fertilizantes, enxadas e motobombas.
Ao todo, estes produtores familiares estão a explorar mais de quatro mil e 445 hectares de cereais e leguminosas, incluindo hortícolas, tubérculos e citrinos.
No entanto, os resultados do programa de fomento da agricultura, levado a cabo pelo Governo, animam as autoridades do Cubal, que têm como desafio a garantia da auto-suficiência alimentar das famílias.
Com efeito, o administrador municipal, Paulino Banja, destaca o aumento da produção agrícola na região, sobretudo, depois da recepção de 17 tractores para várias cooperativas agro-pecuárias.
Segundo ele, as autoridades locais também adquiriram motobombas, enxadas, sementes e fertilizantes, distribuídas às famílias camponesas em associações e cooperativas.
Paulino Banja considera os apoios concedidos uma alavanca para agricultura, já que constitui a principal actividade económica da maioria da população do Cubal.
A expectativa, frisou, é que os camponeses aproveitem estas oportunidades, para expandir as áreas de cultivo, tendo em vista a garantia da segurança alimentar para o sustento das famílias camponesas.
Daí elencar como palavras de ordem da presente campanha agrícola a “resiliência e sagacidade” no campo, porquanto a agricultura familiar é o caminho para o alcance da segurança alimentar.
Feira do feijão
Sobre a primeira edição da feira do feijão, recentemente realizada, o administrador do Cubal destacou o potencial do município no cultivo da leguminosa.
E lançou o repto para que os produtores e expositores façam deste evento uma verdadeira marca daquela circunscrição da província.
No fundo, o responsável almeja que o feijão preto, carioca e manteiga produzido, principalmente nas comunas do Tumbulo, Capupa e Yambala, seja uma referência da localidade em todo o país.
Dessa forma, acredita que os produtores quer individuais, quer associados em cooperativas vão contribuir no combate à fome e à pobreza.
Actualmente, no município do Cubal estão controladas 150 escolas de campo, sob supervisão do Projecto de Reforço da Resiliência dos Agricultores Familiares (SREP, na sigla em inglês), envolvendo cinco mil e 250 famílias camponesas.
A estas juntam-se igualmente 101 associações de camponeses e 47 cooperativas agrícolas no município do Cubal, onde a terra fértil produz, também, cebola, batata-doce, amendoim, sorgo e gergelim. JH/CRB