Cuvango - O município do Cuvango, na província da Huíla, pode impor-se como uma potência produtiva da região Sul, no que a agricultura diz respeito, desde que sejam feitos os investimentos necessários, considerou o administrador municipal, Luís Marcelo.
Ao intervir durante o acto municipal do 4 de Abril - Dia da Paz e da Reconciliação Nacional -, o gestor disse que o município dispõe de potencialidades naturais, desde solos aráveis, rios permanentes e uma população trabalhadora, pressupostos determinantes para o alcance do progresso sustentável que se pretende.
Outro facto que vai ajudar a atingir essa meta, segundo Luís Marcelo é a chegada da energia eléctrica do ciclo nacional em 2027, com a extensão do ramal de transporte da barragem do Gove, que recebe de Laúca.
Apontou ainda a reabilitação e a asfaltagem da estrada nacional 105 Gove, Chipindo, Cuvango, Cuvelai, que vai tornar o município numa “placa giratória” da região Leste da província da Huíla.
Situado a 356 quilómetros a Leste do Lubango, o Cuvango dispõe actualmente de mais de 70 mil hectares de terras aráveis subaproveitados, que precisam de investimento. Conta com uma população estimada em 106 mil 421 habitantes. MS