Caconda- Seis cooperativas agrícolas do município de Caconda, na província da Huíla, receberam quarta-feira, nesta cidade, sementes e materiais de cultivo, da administração local para o fomento da agricultura familiar.
Trata-se em toneladas, seis de adubo, uma de massango, uma de massambala, uma de feijão, duas de milho, assim como seis machados,12 catanas e 36 enxadas.
A entrega inserida no Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza visa ainda reforçar a actividade agrícola das famílias e contribuir para a sua auto-subsistência.
Em declarações à ANGOP hoje, quinta-feira, à margem da entrega, o director municipal da Agricultura, Pinheiro Baptista, referiu ser um incentivo para que as famílias associadas dinamizem a sua produção e assim minimizarem o problema da fome.
Destacou que no momento está em curso a primeira fase da Campanha Agrícola 2022/2023 que decorre sem constragimentos, pois as chuvas caiem com alguma regularidade, contribuindo para o crescimento das culturas, o que dá garantia de boa produção.
“Começamos bem, se comparamos com as últimas duas campanhas agrícolas 2020/2021 e 2021/2022 em que as chuvas caíram de forma irregular, este ano está mais regular e algumas famílias que produziram nas baixas dos rios, já estão a colher “, aludiu.
E fruto disto, continuou, basta ver a baixa no preço dos produtos do campo no mercado informal, a título de exemplo o quilograma de milho está a ser comercializado abaixo de cem kwanzas, o feijão a 350 kwanzas, entre outros, que eram vendidos pelo dobro ou o triplo do preço actual.
Pinheiro Baptista fez saber que na presente campanha agrícola, já foram distribuídos mais de 50 toneladas de milho, dez toneladas de feijão, cinco toneladas de massango e igual quantidade de massambala.