Dar-es-Salam – O Presidente da Tanzânia, John Magufuli "morreu de Covid-19”, afirmou nesta quinta-feira, 18, o líder da oposição, Tindu Lissu.
Citado pela AFP, o candidato derrotado da última eleição presidencial qualificou a morte do seu rival como sendo “justiça da natureza, depois de continuar a minimizar o impacto da Covid-19.
A vice-presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, anunciou quarta-feira, 17,a morte do Presidente Magufuli, 61 anos, oficialmente de problemas cardíacos, que padecia há 10 anos.
Eleito em 2015 e reeleito para um Segundo mandato, em Outubro último, o chefe de Estado tanzaniano deixou de aparecer em público desde o dia 27 de Fevereiro, uma ausência que alimentou especulações segundo as quais o mesmo havia sido contaminado pela Covid-19.
Tindu Lissu, candidate presidencial, em Outubro, e exilado na Bélgia, afirmou que Magufuli, contaminado pela Covid-19, estava hospitalizado em Nairobi, Kenya.
"Magufuli morreu de Covid-19”, disse o opositor numa entrevista gravada quarta-feira a tarde, mas difundida quinta-feira por um canal televisivo kenyano.
“O Presidente Magufuli desafiou o mundo no combate a Covid-19 (...), desafiou a ciência, não quis tomar medidas de base recomendadas às pessoas em todo o mundo”, indicou.
"O Presidente Magufuli não usava máscara, não acreditava nas vacinas, não acreditava na ciência, preferia recorrer aos curandeiros e às ervanárias medicinais com reputação duvidosas”, disse.
Desde o surgimento da doença em África, em Fevereiro de 2020, John Magufuli tem minimizado a Covid-19 na Tanzânia, alegando que o seu país se tinha libertado da pandemia através das orações.
As suas declarações começaram a ser desacreditadas quando, em Fevereiro último, a Tanzânia começou a registar uma vaga de mortes de altas personalidades,supostamente por pneumonia.
Segundo a vice-presidente, Magufuli foi primeiro hospitalizado a 06 de Março, no Instituto de cardiologia Jakaya Kikwete, de Dar-es-Salam, de onde saiu no dia seguinte.
No dia 14 foi admitido no hospital público Emílio Mzena, onde acabou por falecer.