Lomé - Sete pessoas morreram e duas outras ficaram feridas na noite de sábado para domingo últimos na explosão de um engenho na região norte do Togo, afectado por ataques jihadistas.
Segundo um comunicado do Ministério do Exército, na noite de sábado último, estas pessoas que voltavam de um baile pereceram nesta tragédia ocorrida na aldeia de Margba (prefeitura de Tône), no extremo-norte do Togo, perto da fronteira com o Burkina Faso.
Os dois feridos foram evacuados para um hospital.
“Está aberta uma investigação para elucidar as circunstâncias desta explosão e identificar os eventuais autores”, anunciou o Exército, que aproveitou a ocasião para convidar as populações da localidade de Savanes a evitarem viagens nocturnas não essenciais, por respeito pelo estado de emergência em vigor nesta região económica do Togo.
Em Maio último, o Togo perdeu oito soldados num ataque jihadista no extremo norte do país, na região de Savanes, confrontada com repetidos ataques de homens armados.
A região de Savanes, após vários ataques, encontra-se em estado de emergência de segurança, e o Exército Nacional desdobrou importantes meios humanos e logísticos para conter incursões perigosas desses grupos.