Pretória (Da correspondente) - Uma campanha de plantação de árvores indígenas no Freedom Park (Parque da Liberdade) realizou-se este domingo em homenagem aos heróis da luta de libertação e dos 30 anos de democracia e liberdade.
Promovido pelo Governo sul-africano, o evento visou também exaltar a "essência cultural e histórica que simboliza o Freedom Park.
Durante o acto de lançamento da campanha, a vice-ministra das Florestas, Pescas e Ambiente, Bernice Swarts, disse que ao plantar-se árvores no Parque da Liberdade se está a homenagear os heróis e heroínas que contribuíram para a luta de libertação da África do Sul.
“Neste mês de Setembro, dedicado ao Património Nacional, exaltamos a essência cultural e histórica que simboliza o Freedom Park, que se tornou no lar de inúmeros eventos culturais", sublinhou Bernice Swarts.
"É importante reter a abordagem da flora indígena neste parque para preservar o estatuto de Monumento Nacional para as próximas gerações", disse a vice-ministra.
Entretanto, o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, anunciou recentemente que no futuro, os líderes das comitivas visitantes serão convidados a plantar a árvore, como recordação da deslocação ao Freedom Park e para que se concretize o programa de plantação de dez milhões de árvores no país.
A campanha, que vai prolongar até final deste mês, abrangeu também outros parques comunitários da cidade, incluindo o Kalafong Park em Atteridgeville, Springbok Park, Fountains Valley Resort, Hatfield e National Reserve of Groenkloof. RB/JM