Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

PE termina hoje primeiras audições a candidatos à Comissão Europeia

     Mundo              
  • Luanda • Quinta, 07 Novembro de 2024 | 17h54
Bandeira da União Europeia
Bandeira da União Europeia
Divulgação

Bruxelas - O Parlamento Europeu termina hoje as primeiras audições aos comissários indigitados pelos Estados-membros, avaliando nomeadamente a capacidade para o desempenho das pastas que a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, lhes atribuiu, noticiou o site Notícias ao Minuto.

Até agora, apenas o incumbente húngaro Oliver Várhely - que passa da atual pasta da Vizinhança e Alargamento para a da Saúde e Bem-Estar Animal - terá de responder por escrito a dúvidas dos eurodeputados, uma vez que não convenceu os parlamentares avaliadores na primeira audição.
 
Hoje à tarde, decorrem nas respectivas comissões parlamentares do Parlamento Europeu as audições do polaco Piotr Serafin (Orçamento, Luta Antifraude e Administração Pública) e do letão Valdis Dombrovskis (Economia e Produtividade Simplificação e Execução).

Na quarta-feira, Maria Luís Albuquerque passou na audição para a pasta dos Serviços Financeiros e União de Poupança e Investimento.

À excepção de Várhely, passaram na prova parlamentar os restantes comissários indigitados já avaliados, como foi o caso do neerlandês Wopke Hoekstra (Clima, Neutralidade Carbónica e Crescimento Limpo) e da eslovena Marta Kos (Alargamento), ambos confirmados hoje de manhã.

Na lista também constam a belga Hadja Lahbib (Preparação para Crises e Gestão de Crises e Igualdade), a sueca Jessika Roswall (Ambiente, Resiliência Hídrica e Economia Circular Competitiva), o lituano Andrius Kubilius (Defesa e Espaço), o cipriota Costas Kadis (Pescas e Oceanos), o checo Joseph Síkela (Parcerias Internacionais), a croata Dubravka Suica (Mediterrâneo), o dinamarquês Dan Jorgensen (Energia e Habitação) e o austríaco Magnus Brunner (Administração Interna e Migração).

Ainda dentro do executivo comunitário liderado por Ursula von der Leyen está o irlandês Michael McGrath (Democracia, Justiça e Estado de Direito), a búlgara Ekaterina Zaharieva (Empresas em Fase de Arranque, Investigação e Inovação), o eslovaco Maros Sefcovic (Comércio e Segurança Económica Relações Interinstitucionais e Transparência), o luxemburguês Cristophe Hanses (Agricultura e Setor Alimentar), o grego Apostolos Tzitzikostas (Turismo e Transportes Sustentáveis) e o maltês Glenn Micaleff (Equidade Intergeracional, Juventude, Cultura e Desporto).

Na próxima terça-feira estão marcadas as "provas orais" dos seis candidatos a vice-presidentes executivos: a espanhola Teresa Ribera (Transição Limpa, Justa e Competitiva), a finlandesa Henna Virkkunen (Soberania Tecnológica, Segurança e Democracia), a estónia Kaja Kallas (Negócios Estrangeiros e Política de Segurança), a romena Roxana Mînzatu (Pessoas, Competências e Preparação), o italiano Raffaele Fitto (Coesão e Reformas) e o francês Stéphane Séjourné (Prosperidade e Estratégia Industrial).

A decisão final sobre os comissários designados será anunciada a 21 de Novembro pela Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu (organismo que junta os líderes das bancadas parlamentares e a presidente da instituição, Roberta Metsola).

O novo colégio de comissários europeus será submetido a uma votação derradeira numa sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, que irá decorrer de 25 a 28 de Novembro.CS





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Von der Leyen anuncia mais 3,5 mil milhões para a Ucrânia

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 12h40

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+