Malanje- A província de Malanje conta actualmente com 14 escolas do I e II ciclos do ensino secundário, afectas a rede escolar da Organização das Nações Unidas Para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A informação foi dada hoje, quinta-feira, nesta cidade, pelo director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Osório, realçando que até ao ano passado, Malanje contava com apenas uma instituição afecta a UNESCO, o liceu EIFFEL.
Falando à margem do VI encontro Nacional das Escolas Associadas a UNESCO, que a província acolhe, Manuel Osório realçou que estas instituições representam uma mais-valia para a qualidade de ensino e aprendizagem, devido as experiencias práticas exercidas nas mesmas.
Na ocasião, o secretário permanente da Comissão das Nações Unidas para Angola, Alexandre Costa disse que as orientações metodológicas da UNESCO para as escolas associadas são complementares às estratégias de ensino em salas de aula, sobretudo no que toca as temáticas ligadas a cultura de paz e ambiente.
Por sua vez, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda apelou para o cumprimento por parte da UNESCO, da agenda da ONU-2030, que tem na educação o principal eixo para elevar os demais sectores da vida, o desenvolvimento sustentável, através de um ensino inclusivo e equitativo para todos.
Entretanto, considerou o encontro ora aberto, como oportuno para os agentes da educação unirem esforços, partilharem experiências e reflectirem a volta do desenvolvimento sustentável do sector educacional do país e particularmente da região de Malanje, face as responsabilidades sociais e ambientais pretendidas.
O encontro com duração de três dias, vai abordar questões ligadas ao património cultural e natural no contexto escolar da província de Malanje, aspectos reflectidos nos projectos educativos das escolas, currículo e programas de ensino, património cultural e natural no contexto escolar para o desenvolvimento sustentável, entre outras.
As políticas de formação de jovens e adultos no quadro da educação para o desenvolvimento sustentável e desafios da modalidade de educação especial para a sustentabilidade, constam das temáticas.
Promovido pela UNESCO em parceria com o Governo de Malanje, o evento decorre sob o lema “O futuro Começa na Educação “ e nele participam mais de 30 alunos das 14 escolas ligadas a Organização na província e UNESCO e seus responsáveis das províncias do Huambo, Bié, Cuanza Sul, Huíla e Luanda. RM/NC/PBC