Menongue - Um cidadão nacional de 35 anos de idade morreu e dois outros, com idades entre 29 e 34 anos, ficaram gravemente feridos, em consequências da chuva, acompanhadas de ventos fortes, registadas nas últimas 24 horas, no município do Calai, província do Cuando Cubango.
Em declarações à ANGOP, hoje quinta-feira, o porta-voz dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros do Cuando Cubango, Albano Cutarica, precisou que o infausto acontecimento ocorreu na tarde desta quarta-feira, após terem sido atingidos por uma descarga atmosférica, enquanto realizavam actividades de pasto ao gado bovino.
Contou ainda que três cabeças de gado bovino, pertencentes a um idoso de 70 anos, foram atingidas mortalmente por uma descarga, na manhã desta quinta-feira.
Já na sede do Cuito Cuanavale, a chuva provocou a destruição de quatro residências precárias, danos à Central Térmica local e à operadora de telefonia móvel UNITEL, o que gerou um apagão e restrições na rede por cerca de 20 horas.
Em função destes registos, os bombeiros aconselham a população a não permanecer em espaços abertos, como matagais, terrenos baldios, lavras, quadras de jogo, a beira-rio ou em árvores.
Pediu ainda a população a deixar as portas e janelas abertas, cortar a corrente eléctrica pelo quadro, assim como evitar usar electrónicos. MSM/ALK/FF/PLB