Washington - O conselho de administração do Fundo Monetário Internacional (FMI) deverá aprovar brevemente a actualização da quota do Quénia, permitindo que o envelope financeiro dos programas de assistência aumente para 3,6 mil milhões de dólares (1 dólar equivale a KZ 855).
"No seguimento da finalização da sétima revisão do programa económico do Quénia ao abrigo dos acordos do Mecanismo de Financiamento Ampliado (EFF, na sigla em inglês) e do Programa de Financiamento Ampliado (ECF, na sigla em inglês), o acesso a financiamento será ajustado para 135,55% da quota, o que inclui uma recalibragem da quota de acesso aos recursos concessionais", lê-se num comunicado de imprensa divulgado hoje em Washington.
O FMI dá também conta que a aprovação da segunda revisão do programa ao abrigo do Mecanismo de Resiliência e Sustentabilidade (RSF) vai permitir desbloquear 120 milhões de dólares.
As autoridades do Quénia e os técnicos do Fundo aprovaram um "abrangente pacote de políticas necessário para completar a sétima revisão do programa económico ao abrigo dos acordos EFF e ECF e a segunda revisão do acordo ao abrigo do RSF".
O objectivo destas políticas é "preservar a sustentabilidade da dívida e a estabilidade dos preços, gerir os riscos orçamentais, lidar com as vulnerabilidades do sector financeiro e continuar a implementação de reformas estruturais que apoiem um crescimento inclusivo e resiliente".
A economia do Quénia cresceu 5,6% em 2023 e, de acordo com as mais recentes previsões, deverá manter um crescimento sólido, à volta dos 5%, apesar das dificuldades causadas pelas recentes inundações no país. MOY/JM