Luena – Um grupo de motards integrante do MotoClub de Angola denominado Nômadas, está a realizar, desde hoje segunda-feira, o seu primeiro RAID ao Moxico, com objectivo de explorar os locais turísticos da região, no quadro dos 107 anos da província assinalados em 15 de Setembro.
A expedição é composta por uma caravana de 13 motards (motociclistas), que percorreu mil 300 quilómetros, de Luanda ao Moxico, informou à ANGOP o delegado de Luanda dos Nômadas, Óscar da Cunha.
Depois de serem recebidos, os Nômadas foram visitar o Monumento à Paz, o primeiro de vários pontos turísticos constante do roteiro.
No local, para muitos pela primeira vez, percorreram o recinto, cuja sua maior atracção são os dois braços esculpidos em cobre, suportando uma pomba branca, que simboliza o estabelecimento da paz em Angola, alcançada em 4 de Abril de 2022.
Troca de impressões, descontração e debates amenos sobre a origem do local que hospeda o monumento (antigo Jardim botânico lénine), além de momentos de fotos para eternizar a viagem e o local, foram as primeiras acções, antes de partirem para acomodação em algures à cidade do Luena, que está engalada por causa das festas.
Òscar da Cunha disse que a viagem na Estrada Nacional 230, de Luanda a Luena, foi calma, praticável e sem nenhum constrangimento e “estamos felizes por ser a primeira vez que a maioria vem ao Moxico”.
“O que mais os encantou foi a entrada onde podemos fazer passeata nas várias artérias da cidade do Luena, ao olhar de toda gente que acenavam com palmas outros seguiam a caravana, cada um do seu jeito, isso mostra que "fomos" bem recebidos”, exteriorizou, Óscar da Cunha.
Por sua vez, o responsável dos Nômadas no Moxico, Marcelino Balde "Mirrado", disse que o grupo veio ao Moxico para, também, conhecer as belezas existentes na maior província de angola (223.023km), além dos festejos do 17 de Setembro, consagrado ao Dia do Herói Nacional, António agostinho Neto. MT/YD