Quiçama – Cento e 65 veículos entre mototaxis e táxis colectivos foram cadastrados e licenciados, no município da Quiçama, província de Luanda, desde Abril à presente data, no âmbito da campanha massiva gratuita que terminou esta terça-feira, soube a ANGOP.
Neste mesmo período foram igualmente legalizadas para actividade de pesca, 75 embarcações artesanais.
De acordo com o director do gabinete municipal dos Transportes, Tráfego e Mobilidade, da Quiçama, Francisco Lemos, apesar de o processo ter decorrido durante um mês, nem todos foram abrangidos,
“Temos a consciência de que existem ainda muitos outros por serem cadastrados e que não o fizeram nessa fase gratuita por razões que apenas eles podem evocar”, disse.
Por sua vez, o director da Agricultura e Pescas, do município do Icolo e Bengo, Salomão Manuel Cahumba, fez saber que ao nível da sua circunscrição foram licenciadas 405 embarcações de pesca artesanal.
O responsável diz ter a certeza que ainda existem outros por serem legalizados, mas que, deverão aguardar pelo início da próxima fase.
Para o processo de licenciamento e cadastramento, promovido pelo Governo angolano, foi solicitado aos interessados, entre outros documentos, o livrete, título da viatura, carta de condução e o Bilhete de Identidade (BI).
A campanha massiva gratuita de licenciamento e cadastramento de táxis, moto-taxistas, e embarcações de pesca artesanal, terminou esta terça-feira, (30/05), após uma prorrogação de 15 dias.
O acto visou, entre várias metas, integrar no sistema, organizar e controlar a actividade dos táxis azuis e branco, mini-autocarros e os chamados "gira bairros", tendo em vista a melhor gestão da oferta.
Outro propósito é reduzir o índice de crimes perpetrados por má actividade de pesca artesanal, táxi e moto-táxi, além de massificar a formalização da actividade de pesca artesanal, táxi ocasional e moto-táxi.
O Governo busca também, com essa iniciativa, desencorajar a ilegalidade e massificar o licenciamento desses meios, por meio de um processo simplificado. AJQ