Luanda - Cento e 91 passageiros foram transportados, nos primeiros dois voos, na manhã deste domingo, pela companhia de bandeira nacional - TAAG, na rota Luanda/Cabinda/Luanda, que marcou o início das operações a partir do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN).
A aeronave modelo Boeing 737-700, matrícula D2 TBJ, partiu da capital do país com 92 passageiros a bordo, às 8 horas e 35 minutos e aterrou às 9:20 no Aeroporto Maria Mambo Café, na província mais ao norte do país, onde era aguardada por várias entidades, com realce para a governadora local, Suzana de Abreu, que integrou a viagem de regresso, com 99 passageiros a Luanda, onde o avião chegou pouco depois das 11 horas.
O trajecto de ida e volta foi calmo e de expectativa por parte dos passageiros, que durante o percurso não pouparam esforços para exprimir a alegria por constar entre os primeiros a viajar a partir desta imponente infra-estrutura, inaugurada há exactamente um ano.
Entre os “sortudos” foi notável a presença dos antigos internacionais de futebol Fabrice Maieco “Akwá” e Manucho Gonçalves, tendo o último, em breves declarações à ANGOP, realçado as valências e a dimensão do aeroporto, além de caracterizar a viagem como “espectacular”.
Corroborando da importância do acto, Akwá enfatizou que “um aeroporto representa a imagem de qualquer povo e, partindo dessa ideia, Angola também quer estar na boca do mundo”.
Considerou ser um momento histórico para os angolanos e apelou a todos os cidadãos para a preservação deste bem.
No regresso à Luanda, a aeronave foi “baptizada” tão logo se fez presente à pista, como manda a tradição da aviação civil, em acto testemunhado pelo ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, o secretário de Estado para os sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, e distintas entidades.
Depois de Cabinda, a TAAG projecta, para Dezembro, a incorporação das rotas da região Leste (Dundo, Saurimo e Luena) e do Soyo na programação, devendo concluir, progressivamente, a transferência das demais ligações no primeiro trimestre de 2025.
De referir que aquando da inauguração deste aeroporto, a 10 de Novembro de 2023, observou-se a aterragem do Boeing 777-300 da TAAG, denominado “Morro do Moco”, que havia deslocado do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.
Localizado no município de Icolo e Bengo, em Luanda, o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, ocupa uma área de 75 quilómetros quadrados, conta com duas pistas paralelas, tendo a pista norte 4200 metros de comprimento e a sul 3800 metros, ambas com 60 metros de largura.
A infra-estrutura tem capacidade para mais de 15 milhões de passageiros por ano (cinco no doméstico e 10 no internacional) e até à data presente recebeu voos de carga, segmento cuja capacidade de transporte é para 130 mil toneladas de mercadoria/ano.
Contempla também serviços complementares como lojas, restaurantes, escritórios, entre outros.
Para a sua operacionalização, foram criadas condições para o acesso dos transportes públicos ao novo aeroporto, por meio de comboios e autocarros. ACC/VC