Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana - ministro

     Economia              
  • Luanda • Domingo, 10 Novembro de 2024 | 19h34
Ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu
Ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - O ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, considerou, este domingo, que o arranque das operações de voo de passageiros no Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAA) marca um dia histórico para a aviação civil no país.

Após testemunhar o regresso a capital do voo inaugural e consequente “baptismo” do Boeing 737-700 da TAAG (matricula D2 TBJ), que transportou 191 passageiros na rota Luanda/Cabinda/Luanda, o governante salientou o trabalho e empenho de todos envolvidos, afirmando ter corrido tudo bem em termos operacionais, com equipas devidamente treinadas.

“Os serviços saíram e chegaram a horas, nomeadamente o primeiro e o segundo”, frisou, mostrando-se orgulhoso pelo trabalho prestado nesta nova infra-estrutura aeroportuária e o clima de festa, com o protocolo de segurança observado.

Disse que no próximo dia 10 de Dezembro começam operar voos comerciais de passageiros para as cidades de Saurimo, na província Lunda-Sul, e Dundo (Lunda-Norte), ambas na região leste, e Soyo (Zaire), no norte, sendo que estão em curso os procedimentos para cumprimento do cronograma existente.

A TAAG vai incorporar as referidas rotas, durante o mês de Dezembro, na programação de voos a partir do AIAAN e, de forma progressiva, no primeiro trimestre de 2025, concluirá a transferência das demais ligações.

O dia foi marcado com o movimento, no aeroporto, de partida e chegada, para e de Cabinda, do Boeing 737-700 da companhia de bandeira nacional, que levou 92 passageiros e regressou com 99, entre os quais a governadora de Cabinda, Suzana de Abreu, acto que “simboliza” o arranque das operações de voo de passageiros no AIAAN.

Na ocasião, o ministro ofereceu, de forma simbólica, brinde (chapéu e camisola) a alguns passageiros, gesto que teve sequência por parte do pessoal do aeroporto, bem como inaugurou uma loja que disponibiliza serviços comerciais, excepto carga.

Além de lojas, as diversas áreas de serviço desta infra-estrutura conta salas VIP, restauração, uma clínica, centro de primeiros socorros, elevadores, pessoal treinado para prestar atenção especial às pessoas com mobilidade reduzida, e parque de estacionamento para mais de mil e quinhentas viaturas.   

Localizado no distrito urbano de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, 40 quilómetros do centro da cidade de Luanda, o novo aeroporto, inaugurado a 10 de Novembro de 2023, tem capacidade para mais de 15 milhões de passageiros (cinco no segmento doméstico e 10 internacionais) e transportar 130 mil toneladas de mercadoria por ano.

Contempla duas pistas duplas e está preparada para receber diversos tipos de aviões, com realce para o Airbus A380, considerado a maior aeronave comercial da actualidade.

Possui também 31 mangas (ramal de acesso às aeronaves), das quais 19 para os serviços internacionais e 11 para os domésticos, além de tapetes rolantes para o depósito de bagagem, seis dos quais dedicados aos voos internacionais.

A zona de check-in conta com seis ilhas para 94 balcões, sendo 32 para o serviço doméstico e 62 para o internacional.ML/VC





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+