Luanda – O portal multimédia, exclusivamente para a venda de produtos noticiosos especiais da Agência Angola Press (ANGOP), lançado a 9 deste mês, pode ser acessado através do endereço media.angop.ao.
O novo serviço de sistema fechado visa assegurar a arrecadação de receitas, mediante a venda de conteúdos exclusivos.
Para o acesso, os internautas podem, também, faze-lo por via do link disponível num banner no portal normal (endereço media.angop.ao).
Com a iniciativa, a ANGOP compromete-se a vender textos, áudios, vídeos, infografias, fotografias, newslater e outros conteúdos jornalísticos.
A par dos conteúdos fechados, direccionados para a venda, a empresa pretende continuar a difundir, a título livre, conteúdos de carácter institucional ou público.
A ANGOP foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP). No início, os seus trabalhos eram distribuídos sob forma de boletim impresso, até que, no dia 30 de Outubro do mesmo ano (data adoptada para as celebrações do aniversário da empresa), lançou o seu primeiro despacho telegráfico.
No dia 2 de Dezembro de 1975, a agência adoptou a sua actual e definitiva denominação - Agência Angola Press -, na sequência do lançamento do seu primeiro despacho, com o acrónimo ANGOP.
A 2 de Fevereiro de 1978, foi transformada em órgão estatal, através de um decreto presidencial. Do ponto de vista informativo, a ANGOP optou, em 1991, pela emissão do seu trabalho 24 sobre 24 horas.