Malanje- Um posto de saúde com duas pequenas salas de observação e um consultório para atendimento diário de 20 antigos combatentes, veteranos da pátria, deficientes de guerra e familiares, foi aberto hoje, nesta cidade, nas instalações da Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (FAA).
O estabelecimento inaugurado no âmbito das festividades do 49º aniversário da Independência Nacional a assinalar-se a 11 de Novembro, vai funcionar com dois enfermeiros licenciados e uma escala de médicos e prestará assistência médica e medicamentosa gratuitamente aos assistidos.
No acto de abertura daquela unidade sanitária, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda disse que este posto vem dar resposta às acções do governo local que visam conferir mais dignidade a esta franja social.
Frisou que o gesto, reconhece todo trabalho desenvolvido por este grupo específico, que ao longo dos anos lutou para o alcance da Independência Nacional e para a conquista da paz.
Apelou aos asistidos no sentido de evitarem levar ao posto cidadãos que não fazem parte do seu agregado famíliar.
Já o director do Gabinete Provincial da Saúde, Ribeiro Carvalho, assegurou que a unidade, a primeira do genéro, possui os serviços necessários para uma boa assistência as pessoas que no passado deram o melhor de si para a liberdade do país.
Na ocasião, o director do gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Ananias Gomes assegurou que actualmente estão controlados a nível da província de Malanje, um total de mil 298 assistidos.PBC