Luanda - O presidente da Assembleia da República de Portugal, José Aguiar-Branco, deverá visitar Angola no próximo ano, a convite da sua homóloga angolana, Carolina Cerqueira.
No cumprimento da agenda parlamentar que cumpre em Brasília, à margem da Cimeira dos Presidentes dos Parlamentos dos países do G20, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, manteve um encontro de trabalho com o seu homólogo luso, Aguiar-Branco.
No encontro, o primeiro entre as duas entidades, foram tratadas questões de interesse bilateral viradas para o reforço da cooperação e intercâmbio entre os dois Parlamentos, com foco no reforço da troca de experiências, formação e capacitação de quadros administrativos e na modernização dos serviços parlamentares.
A concertação das agendas regional e internacional e a posição dos dois parlamentos nos esforços de paz, segurança e estabilidade mundial foram analisadas, à luz da actual conjuntura geopolítica mundial.
Carolina Cerqueira congratulou-se com a oportunidade de poder receber em Angola o seu homólogo português, para lhe dar a conhecer a realidade de um país apostado no desenvolvimento, na diversificação económica e no reforço das instituições democráticas.
Após tecer considerações sobre o funcionamento do Parlamento angolano e sobre o desenvolvimento das funções de legislar, representar e de fiscalizar, num ambiente de pluralismo de ideias e de debate permanente no cumprimento do preceito da pluralidade e da defesa do bem comum,
Carolina Cerqueira prestou também informações actuais sobre o engajamento de Angola e do papel do Presidente João Lourenço para a pacificação do leste da RDC.
A presidente da Casa das Leis deu igualmente a conhecer que no próximo ano a Assembleia Nacional vai assumir a presidência do Fórum Parlamentar dos países dos Grandes Lagos, cuja assembleia-geral terá lugar em Luanda.
Aguiar-Branco manifestou o desejo do estreitamento da cooperação bilateral num modelo interactivo dinâmico, que impulsione a acção parlamentar e abra perspectivas para o tratamento de matérias noutros domínios, para alavancar as boas relações entre os dois países e os povos luso e angolano.
As duas partes comprometeram-se em prosseguir consultas para a revitalização do papel da Assembleia Parlamentar da CPLP, para que a sua acção corresponda às expectativas e desafios que se colocam aos países membros no contexto regional e mundial.
Participaram no encontro, pela delegação parlamentar angolana, os deputados Vigílio Tyova, vice-presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, Aia-Eza da Silva Troso, presidente da Comissão de Economia e Finanças, e Ariane Nhany, membro do Grupo Parlamentar da UNITA e do Grupo Nacional de Acompanhamento da AP-CPLP.
Já da parte portuguesa estiveram presentes o embaixador de Portugal no Brasil, Faro Ramos, o assessor principal do presidente da Assembleia da República, Paulo Cutileiro e a assessora Diplomática, Isabel Pestana.ART