Cuito - O combate ao nepotismo, bajulação, corrupção e outros males que comprometem o desempenho das instituições devem ser prioridade dos gestores da administração pública.
Esta advertência foi feita hoje, sexta-feira, no Cuito, pelo vice-governador provincial para sector Político, Económico e Social do Bié, António Manuel, durante uma cerimónia de tomada de posse de 18 novos titulares de cargos de direcção e chefia de instituições públicas.
Solicitou sentido de justiça, dinamismo e responsabilidade no tratamento das questões da comunidade, com vista a se ultrapassar os problemas da população.
Para os gestores de unidades sanitárias, António Manuel pediu atenção redobrada na distribuição de medicamentos, enquanto para os directores de escolas a observância das medidas de biossegurança para se evitar a propagação da Covid-19, assim como combate ao absentismo dos professores, com vista a melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem na região.
Os novos responsáveis foram nomeados entre Junho a Novembro do corrente ano, pelo governador provincial do Bié, Pereira Alfredo.
Foram empossados, entre outros, os administradores comunais do Cunanza e Munhango, no município do Cuemba, respectivamente, Araújo Mununga Pedro e Orlando Domingos, e o administrador da comuna do Umpulo (município de Camacupa), Luís Kachata.
A província do Bié possui nove municípios, nomeadamente, Andulo, Cuito, Camacupa, Chitembo, Cunhinga, Chinguar, Nhârea, Catabola e Cuemba, e conta com uma população estimada em um milhão, 455 mil e 255 habitantes, maioritariamente camponesa.