Viana - O município de Viana acolheu no sábado, a abertura da campanha nacional de atribuição de Bilhetes de Identidade a cidadãos dos zero aos 17 anos de idade, denominada “BI da Dipanda”, uma iniciativa do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.
Segundo o director Nacional de Identificação, Registos e Notariado, Aristides Marques, a previsão é de se emitir até cinco mil bilhetes todos os sabados de Novembro, a nivel nacional, estando todas as condições criadas para o processo que irá decorrr das 8 às 13 horas.
Referiu que a campanha visa facilitar o acesso à documentação civil para crianças e adolescentes, promovendo a cidadania e garantindo o direito à identidade.
Por seu turno, o administrador municipal de Viana, Demétrio de Sepúlveda, agradeceu a escolha da sua circunscrição para o lançamento da cammpanha que irá facilitar muitas crianças e adolescentes a ter acesso a este documento em dois postos de emissão.
Salientou que por ser um município populoso, há dificuldades de acesso ao Bilhete de Identidade e, por isso, um amplo trabalho de sensibilização foi feito nas comunidades para a participação massiva.
A campanha de atribuição do Bilhete de Identidade é realizada no âmbito das celebrações do quadragésimo nono aniversário da Independência Nacional que se celebra a 11 de Novembro. HDC/AJQ