Huambo – O sistema de alerta de trovoadas, com pelo menos 30 minutos de antecedência, para salvaguardar bens públicos, atingiu um grau de execução física de 60 por cento e pode ser lançado em Junho próximo, soube a ANGOP.
A informação foi prestada, este sábado, pelo director-geral do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), João Afonso, durante o II Conselho Consultivo do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), que decorre desde a última sexta-feira, no Huambo, sob o lema “Conectar e Comunicar para a Cidadania”.
O responsável, que falava sobre o estado actual do INAMET e a previsão do tempo em Angola, disse trata-se de um sistema orientado pelo titular da pasta do MINTTICS, Mário Oliveira, para acautelar, em tempo oportuno, as infra-estruturas públicas dos desastres das tempestades.
Para além da perda de vidas humanas e animais, prosseguiu, as trovoadas têm danificado muitos equipamentos em diversas regiões do país, daí a importância do sistema, que oferece mais além da previsão diária de alerta das chuvas.
Sem informar a capacidade do equipamento, disse que, com o sistema, os gestores serão alertados, em pelo menos 30 minutos de antecedência, via mensagens de textos, Whatsapp, correio electrónico e ligações telefónicas, sobre a duração da tempestade em causa, de modo a desligar os equipamentos estratégicos.
Referiu que esta iniciativa, enquadrada no projecto de modernização do INAMET, em curso desde 2019, vai ajudar o desenvolvimento social e económico do Estado angolano, que deixará de gastar recursos financeiros para a reposição dos equipamentos danificados pelos raios.
João Afonso disse estar em fase de testes um aplicativo móvel do INAMET de alerta de chuvas, o qual as pessoas poderão instalar nos seus telemóveis, para se precaver em qualquer região.
Lembrou que o INAMET já emite, diariamente, através da disseminação de informação nos meios de Comunicação Social, a previsão do tempo no país, para alertar os cidadãos sobre alguns riscos das chuvas.
O país conta com 77 estações meteorológicas, importantes para a previsão do tempo.
Durante o I painel foram abordados, igualmente, temáticas ligadas ao plano estratégico e projectos do MINTTICS, com realce para os desafios do subsector das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e da Comunicação Social, projectos e programas em curso, quadro de pessoal e plano de carreira.
O II painel tratou, entre outros, do plano nacional de comunicação institucional do Executivo angolano, programa legislativo do sector, portal Angola Hoje e TV Angola.
O evento conta com cinco painéis, que vão abordar, sobretudo, o programa espacial nacional e a reestruturação, modernização e desafios das empresas públicas do sector, bem como a sua experiência e desafios.
O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, abreviadamente “MINTTICS”, é o Departamento Ministerial Auxiliar do Titular do Poder Executivo, que tem por missão propor a formulação, a condução, a execução e controlo da política nos domínios das telecomunicações, das tecnologias de informação dos serviços postais, da meteorologia e geofísica, da comunicação social, da publicidade, orientada para a conexão interna e externa do país.
Inclui a estruturação das linhas gerais, as normas e os padrões da comunicação institucional a executar pelos diferentes Departamentos Ministeriais, com o apoio sempre que necessário do MINTTICS. ZZN/JSV/ALH