Huambo - Onze armas de fogo de diversos calibres em posse ilegal da população civil foram recuperadas, em Novembro último, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província do Huambo, soube a ANGOP esta quinta-feira.
A informação foi prestada em conferência de imprensa pelo porta-voz do SIC – Huambo, subinspector de investigação criminal Abel Kangombe, que disse se tratar de armas do tipo AKM, pistola e Mini Uzi, que serviam para o cometimento de crimes em várias localidades da província.
No mesmo período, disse, foram apreendidas 7,5 gramas de ouro, duas viaturas, sendo uma de marca Kia, modelo Picanto e outra Toyota do tipo Hilux.
Explicou que as viaturas, furtadas em Luanda, foram apreendidas fruto de alertas recebidos, que resultaram na realização de micro-operações e buscas dirigidas, sendo que a de marca Toyota Hilux era usada para a prática de crimes na capital do país.
Disse que o SIC apreendeu, igualmente, em coordenação com outros órgãos afins, produtos alimentares diversos, medicamentos e meios de higiene, por estarem com o prazo de caducidade vencido, com peso e medidas falsas, para terem os preços especulados, sobretudo, no mercado formal grossista.
Abel Kangombe reafirmou a prontidão do efectivo do SIC no combate à criminalidade, tendo apelado aos comerciantes para uma conduta positiva durante a quadra festiva. MLV/ALH