Uíge – Dois cidadãos nacionais de 23 e 61 anos de idade foram detidos, sexta-feira, na cidade do Uige, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por supostamente estarem envolvidos na falsificação e venda de certificados de habilitações literárias.
A informação foi prestada hoje (sábado) pelo porta-voz do SIC, Zacarias Fernando, tendo explicado que o crime ocorreu na escola do 2º ciclo do bairro Mbemba Ngango, nesta cidade, quando quatro indivíduos com documentos supostamente falsos, pretendiam matricular-se na 10ª classe.
Frisou que a comissão de matrículas suspeitando da autenticidade dos certificados de habilitações, acionou o SIC, que deteve os cidadãos.
A fonte realçou que após terem sido indagados, os acusados confessaram terem comprado os documentos em dois cidadãos no valor que rondava entre 15 a 28 mil kwanzas cada.
Esclareceu que, na sequência investigativa, o SIC realizou uma micro-operação que resultou na detenção dos supostos falsificadores, um dos quais elaborava os certificados numa casa de digitação e cópia de documentos.
Com os implicados foram apreendidas 17 capas de processos individuais com igual número de certificados falsos e meios informáticos usados para o cometimento do crime.NM/PBC