Ondjiva - Com objectivo de prevenir e reduzir o índice de criminalidade e de acidentes de viação, a Rede Mulher Polícia na Província do Cunene (REMPA) realizou, esta quarta-feira, em diferentes pontos da cidade de Ondjiva, uma campanha de sensibilização sobre a manutenção da ordem e segurança pública.
A actividade denominada “Rotação 47º), enquadra-se nas festividades do 47º aniversário da Polícia nacional, a assinalar-se a 28 de Fevereiro, contou com a participação de 60 mulheres de diferentes órgãos da corporação.
Durante a acção que decorreu nas principais artérias da cidade de Ondjiva, mercados informais, paragens de táxis, entre outros pontos, as mulheres abordaram temas sobre os crimes de agressão sexual e abuso sexual, violência doméstica, uso de estupefaciente e condução perigosa de meio de transporte.
Na ocasião, a coordenadora da acção policial, intendente Francisca Domingos, disse que a campanha teve a finalidade de sensibilizar as populações a abster-se da prática de actos que constituem crime e terem a cultura de denúncia.
Disse que a campanha serviu comu elo de ligação com as comunidades, numa acção de policiamento de proximidade para que as mesmas possam cooperar com as forças da ordem e segurança, para garantir a tranquilidade da população e a segurança pública.
O 28 de Fevereiro, segundo a história, passou a ser festejado como Dia da Polícia Nacional porque foi nesta data, em 1976, que o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, visitou a escola de polícia Mártires do Kapolo, em Luanda.
A Polícia Nacional tem origem na antiga Polícia de Segurança Pública (PSP), da administração colonial portuguesa, e que, com a independência da República de Angola, em 1975, foi reformulada, dando origem ao Corpo de Polícia Popular de Angola (CPPA).
Compete à Polícia Nacional prevenir a delinquência, combater a criminalidade, a investigação de crimes e dos seus autores, a instrução preparatória de processos, a defesa da legalidade democrática e da propriedade privada, colectiva e estatal e colaborar na política de Defesa Nacional. FI/LHE/VIC