Mbanza Kongo – Cerca de 11 mil habitantes da comuna da Serra da Kanda, no município do Cuimba, província do Zaire, abandonaram, nos últimos três anos, a localidade, por alegada degradação da estrada e falta de serviços sociais básicos.
De acordo com o administrador comunal da Serra da Kanda, Manuel Mesani, que falava segunda-feira à Emissora local da Rádio Nacional de Angola (RNA), muitos habitantes continuam a abandonar as zonas de residências em direcção à sede municipal do Cuimba a procura de melhores condições de vida.
“Das 18 mil habitantes que a comuna da Serra da Kanda tinha, restam apenas cerca de sete mil”, exprimiu o administrador, acrescentando que a despovoação acontece quase todos os dias.
Conforme ainda o responsável, a cada dia que passa as condições sociais dos habitantes locais vão se agravando, devido ao isolamento por terra a que a comuna da Serra da Kanda está votada há mais de três anos.
Entre as aldeias já despovoadas, Manuel Mesani, mencionou as do Bangu 1º, Konkelozi, Nzenguele, Dioukisa e vários outros bairros da zona B da comuna montanhosa da Serra da Kanda.
Para contornar a situação, o administrador pediu a reabilitação urgente da estrada que liga a sede municipal do Cuimba à comuna da Serra da Kanda, num percurso de aproximadamente 30 quilómetros.
“Acreditamos que com a reabilitação da via, a população regressará às suas aldeias, pois é aqui onde eles têm residências e campos de cultivo”, salientou.
Por sua vez, a administradora municipal do Cuimba, Isabel Queba, disse que o Governo Provincial está ao corrente da situação e tudo está a ser feito para a reabilitação da referida estrada.
“Sabemos que a comuna da Serra da Kanda está isolada do resto da província do Zaire por terra há sensivelmente dois a três anos”, referiu, acrescentando que a situação é também do domínio das estruturas centrais que estão a estudar formas de se dar uma solução rápida à comuna montanhosa da Serra da Kanda.
Sublinhou que, actualmente, para se abastecer de produtos da cesta básica, a população local percorre dezenas de quilómetros a pé até à sede municipal do Cuimba.
Com uma extensão territorial de 594 quilómetros quadrados, a comuna da Serra da Kanda faz fronteira com a localidade de Kimbundji, província do Uíge. JL