Andulo - Quatrocentos e 93 kits de diversos ofícios já foram entregues aos jovens da província do Bié, desde Fevereiro de 2021até a presente data, no âmbito do Plano de Acção e Promoção da Empregabilidade (PAPE).
A informação foi avançada neste sábado, no município do Andulo, pelo director do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Filipe Sitaqui Paquissi, durante a entrega de 128 kits aos jovens dessa municipalidade, em acto orientado pelo governador do Bié, Pereira Alfredo.
Do material constam de serralharia, corte e costura, manicure e pedicure, pastelaria, cabeleireiro, agricultura, jardinagem, soldadura entre outros.
A entrega desses novos meios vai permitir a criação de 258 novos postos de empregos.
De acordo com o governador Pereira Alfredo, o material vem sendo adquirido pelo executivo desde 2020.
Apelou aos benefícios a aplicarem seriamente o material em acção de renda, para garantir o fortalecimento da economia das famílias.
Esta oportunidade vai chegar brevemente aos jovens do município do Chitembo, único que até ao momento ainda não beneficiou deste plano, desde a sua implementação, em Fevereiro de 2021.
Jovens enaltecem medidas do executivo
Esperança Augusto, uma das beneficiárias de um kit de pastelaria, agradeceu a iniciativa do governo, que vai lhe permitir criar o seu próprio negócio.
A jovem, que apresenta alguma experiência no ramo, por ter trabalhado já numa das padarias locais, disse que vai poder empregar outros jovens.
Já Delfina Vihemba recebeu um kit de cabeleireiro, com qual pretende alargar os serviços do seu salão de beleza e empregar mais jovens.
Há cinco anos que a jovem enveredou pelo empreendedorismo, tendo na sua responsabilidade três jovens que prestam serviços no empreendimento.
Outro beneficiário foi Santos Laurindo, com kit de serralharia.
De 33 anos, o jovem, que também é pedreiro de profissão, referiu que estará mais completo para efectuar um trabalho de construção civil.