Luanda - O projecto "Njila", de iniciativa governamental, possui uma carteira de financiamento dirigida à construção de escolas e hospitais, bemo a melhoria do acesso aos serviços de identificação.
A informação foi prestada pelo coordenador do projecto, Santiago Filipe Figueira, durante a apresentação do Njila no município de Luanda, sexta-feira, tendo referido que o valor foi disponibilizado pelo Banco Mundial.
O projecto visa o fortalecimento da governação para a melhoria da prestação dos serviços em Angola.
Segundo Santiago Figueira, os valores podem ser acedidos por todas as administrações municipais de Angola, mediante a apresentação de projectos de âmbito social devidamente formulados.
Além da construção de escolas e de hospitais, explicou, o Njila contempla o financiamento de iniciativas que podem melhorar o acesso aos serviços básicos de identificação, assim como a capacitação tecnico-profissional dos funcionários das administrações municipais que, por via desta estrutura, passarão a beneficiar de ciclos de formação e superação.
"O projecto Njila tem como visão contribuir para a implementação de uma governação local competente, de proximidade, que promova a cidadania, a gestão sustentável do território e eficiência na gestão dos recursos financeiros do Estado", afirmou.
O projecto, lançado oficialmente na quinta-feira (12) no país, contempla, numa primeira fase, a avaliação de projectos de 58 municípios. DIF/DJ/OHA