Mbanza Kongo – Ruas semi-desertas de transeuntes e viaturas é o cenário que se pode depreender na manhã desta segunda-feira, nas principais artérias da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, depois da festa do Natal, celebrada neste domingo.
Numa ronda efectuada pela ANGOP, notou-se uma presença tímida de pessoas em estabelecimentos comerciais, bancos e instituições públicas, assim como em mercados informais.
Regista-se, também, alguma timidez no serviço de transporte público, dominado, fundamentalmente, por mototaxistas.
O primeiro dia normal de trabalho após a festa do Natal em Mbanza Kongo, ficou, também, marcado por uma chuva torrencial que caiu de madrugada adentro sobre a cidade Património Mundial.
Segundo alguns interlocutores, a mesma chuva provocou um grau elevado de absentismo de funcionários aos locais de trabalho.
PN elogia comportamento da população
O porta-voz da Delegação Provincial do Ministério do Interior (MININT) no Zaire, Sérgio Afonso, caracterizou de relativa calma a situação de segurança pública nas últimas 24 horas.
Disse terem sido registados oito crimes de natureza diversa, frisando que tais delitos nada se relacionam com o comportamento da população local durante a festa do Natal.
“Os crimes registados resultam de uma sequência investigativa de processos já existentes e nada têm a ver com o comportamento da população durante o Natal”, assegurou, augurando o mesmo comportamento da população na transição do ano.
Destacou o crime de agressão física, que occorreu no municípuio do Tomboco, onde um cidadão amputou o dedo indicador do pé direito de um amigo em consequência de uma desavença entre ambos, com recurso à arma branca (catana).
Infrmou que o suposto autor, de 30 anos de idade, do qual foi ofendido um outro de 19 anos se encontra já a contas com a justiça, devendo nas próximas horas ser presente ao Ministério Público.
Bombeiros
Por sua vez, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) notificou, nas últimas 72 horas, cinco ocorrências, sendo dois acidentes de viação, ocorridos em Mbanza Kongo, um dos quais resultou na explosão de uma motorizada após embate com uma viatura em movimento.
De acordo com o porta-voz deste órgão, António Wankusa, um outro acidente de viação caracterizado por despiste de uma viatura, ocorreu na zona da Bela Vista, periferia da cidade de Mbanza Kongo.
Outras ocorrências estão relacionadas com um incêndio de pequena proporção provocado pela fuga de gás butano, também em Mbanza Kongo.
Hospital Municipal de Mbanza Kongo
Enquanto isso, o Hospital Municipal de Mbanza Kongo atendeu, nas últimas 48 horas, 391 pacientes dos quais 276 crianças, registando-se a morte de um menor.
De acordo com o administrador da referida unidade sanitária, Manuel Toneca, durante o período em balanço, o hospital internou 39 pacientes por malária, hipertensão arterial, febre tifóide e doenças diarreicas agudas.
Foram ainda tratados 13 casos de ferimentos ligeiros provocados por acidentes de viação.
Sem avançar dados estatísticos, disse que a situação sanitária, nas últimas 48 horas, foi realtivamente calma se comparada com a festa de Natal do ano passado.