Luanda - O governador da província de Luanda, Manuel Homem, realizou nesta quinta-feira, uma visita de constatação às obras das vias rodoviárias secundárias e terciárias do distrito urbano do sambizanga, Rangel e do Neves bendinha.
A referida visita aconteceu no âmbito da requalificação das vias, em especial da cidade de Luanda, bem como do Programa Integrado de Intervenção nos Municipios (PIIM) para mitigar os efeitos das próximas chuvas.
Segundo o governador de Luanda, neste plano estão a ser requalificadas 22 ruas no centro urbano Neves bendinha (bairro popular), município do Kilamba Kiaxi.
""Essas obras de requalificação incluem um plano de limpeza às valas de drenagem e às valetas, desobstrução dos canais de água, ligação de rede domiciliar de água, diminuição das águas das vias de retenção e melhoramento da iluminação pública", explicou.
Para reforçar este desiderato, continuou, pretende-se interagir com os munícipes no âmbito do programa de conscientização para que se possa sensibilizá-los a evitar construções dentro dos órgãos de drenagem.
“Essas obras são integradas, e,
gradualmente, tem sido colocado estas infraestruturas à disposição dos munícipes” realçou, garantindo que no final do mês de Julho estar-se-á a colocar mais ruas, no Neves Bendinha, à disposição dos munícipes.
Manuel Homem, que nesse mesmo dia reuniu-se com os administradores dos distintos municípios de Luanda, salientou que nestas ruas as obras devem ser feitas com alguma urgência, dado o elevado estado de degradação que apresentam.
"Uma das ruas que carece de intervenção imediata é a da Fabimor situada no município do cazenga, tendo o seu início previsto para a segunda quinzena de Julho, para facilitar o acesso às infra-estruturas públicas do gás butano daquela zona", considerou.
Em relação ao distrito urbano do Sambizanga, frisou que existem algumas vias que nos últimos anos têm provocado grande constrangimento e cujas obras podem terminar no final de Agosto, um mês depois das conclusão da empreitada do Neves bendinha .
Adiantou que o programa de requalificação visa garantir que os cidadãos possam ter uma melhor comunidade em termos de circulação automóvel, bem como uma cidade com melhor drenagem .
Conforme Manuel Homem, Luanda vive um desafio nesse sentido e os programas e estruturas que estão a se desenvolver estão a devolver, à cidade, uma melhor qualidade de vida .
“Este programa continua e no âmbito do PIIM estamos a intervencionar em toda a província, obras de melhoria de vias e que vão permitir uma melhor iluminação pública”, reforçou.
Considerou como um trabalho contínuo e por isso exortou aos munícipes paciência na sua execução, adiantando que após as obras será devolvido um bairro com maior segurança.
Quanto à estrada que liga a avenida Deolinda Rodrigues, disse que já foi orientado a administração municipal de Luanda para a liberação da sua utilização pelos munícipes .
Uma das preocupações apresentada pelas administrações tem a ver com o acesso ao zango, e para a sua resolução será feito um levantamento tencnico e financeiro para o início dessas obras para que se melhore a traficabilidade dos concidadãos daquele distrito urbano.
Fez saber também que já se iniciou uma intervenção na Ponte do Malueca e está a ser acompanhada com seriedade para que se faça a entrega no prazo estabelecido, dentro dos próximos 30 dias.
“Na sétima avenida as obras já iniciaram e não se verificou nenhum constrangimento, e nos foi dado a certeza de que no início de 2025 serão concluídas", disse .
ECC/MDS