Dondo – Vinte técnicos de saúde, de diversas especialidades, estão mobilizados para prestar os primeiros socorros aos fiéis na peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora das Vitórias, a decorrer de 16 a 18, na comuna de Massangano, município de Cambambe, Cuanza-Norte.
A informação foi avançada pela directora do Gabinete Provincial do Cuanza-Norte da Saúde, Maria Filomena Wilson, destacando a presença, no local, de três equipas de médicos, enfermeiros, técnicos de diagnósticos e terapeuta, pessoal de apoio hospitalar, além de técnicos do Instituto Nacional de Emergências Médicas (INEMA).
A responsável falava à imprensa no termo da visita que a vice-governadora do Cuanza-Norte para o sector Político, Económico e Social, Constantina Furtado, efectuou à localidade para constatar o nível de preparação do evento religioso.
As equipas vão actuar em conjunto, e, além de prestarem os primeiros socorros, vão, igualmente, fazer rastreio de hipertensão arterial e de diabetes, vacinação e desparasitação de crianças e adultos com albendazol e praziquantel.
Os técnicos que vão trabalhar num hospital de campanha, com a instalação de tendas, poderão distribuir mais de mil mosquiteiros às mulheres grávidas e crianças menores de cinco anos para evitar a malária.
Filomena Wilson aconselhou, por outro lado, os peregrinos com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, a tomarem os medicamentos prescritos na hora, e a evitarem práticas de jejuns prolongados, de modo a evitar as graves consequências da descompensação e da hipoglicemia.
Exortou, também, no sentido de reduzirem o consumo de alimentos com gorduras e açúcar, bem como dormirem debaixo de mosquiteiros para evitar a malária.
Condições criadas
Já a vice-governadora do Cuanza-Norte para o Sector Político, Social e Econômico, Constantina Furtado, disse que estão criadas as condições necessárias para a realização da peregrinação a Massangano, um dos mais importantes eventos da igreja Católica no Cuanza-Norte.
De acordo com Constantina Furtado, o evento atrai um público de maior vulnerabilidade, daí, a necessidade da criação de condições para acompanhar os portadores de doenças crônicas, como os hipertensos e diabéticos, para evitar casos de descompensação.
“Por se tratar um grande evento cristão, a peregrinação atrai devotos, fiéis e curiosos que chegam de várias regiões de Angola e do mundo. Pelo seu valor cultural, a peregrinação tem um público com uma frequência maior de idosos e crianças. Por isso, há necessidade de participação das autoridades sanitárias da província neste evento é essencial”, explicou.
Comunidade de Massangano pronta para recepção
O administrador comunal de Massangano, Simão Pascoal, por sua vez, afirmou que a comunidade local está preparada para acolher de “braços aberto” os peregrinos e demais visitantes.
"Aguardamos, ansiosamente e cheios de alegria, os irmãos peregrinos que vão afluir ao santuário, com o intuito de rezar, adorar e glorificar a Deus”, frisou.
O Santuário da Nossa Senhora das Vitórias vai acolher entre 16 e 18 deste mês a 14ª peregrinação anual onde são esperados mais de 17 mil fiéis católicos. DS/YD