Malanje- Apenas mil e 860 táxis, moto-táxis e embarcações de pesca foram cadastrados e licenciados até ao momento, em Malanje, no âmbito da Campanha Massiva Nacional, que prevê abranger seis mil e 100 veículos, na região.
A campanha, cuja primeira fase decorreu de 27 de Abril a 15 de Maio, foi prorrogada para mais 15 dias, estando assim o seu término previsto para o próximo dia 30.
Dos meios já cadastrados e licenciados, destaca-se mil 837 moto-táxis, 13 táxis não convencionais e 10 táxis urbanos, informou hoje, o director do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, João de Assunção.
Apontou os municípios de Malanje, Cacuso, Luquembo, Cangandala e Calandula como os que mais operações de licenciamento registaram, ao passo que Marimba foi o que menos registo efectuou, por fraca actividade de táxi e moto-táxi, resultante das dificuldades das vias de acesso.
O responsável disse haver alguns constrangimentos no licenciamento de moto-taxis, consubstanciados na falta de documentos dos respectivos meios e de carta de condução por parte de condutores de motos acima dos 50 centímetros cúbicos.
Quanto aos táxis, a dificuldade consiste na falta de seguro automóvel e mau estado técnico de algumas viaturas, situações que têm inviabilizado o processo.
Entretanto, João de Assunção adiantou que, a partir de quinta-feira (25), a instituição que dirige vai desenvolver campanhas de mobilização aos taxistas por formas a se atingir as metas preconizadas.
Lembrou que o licenciamento permite o exercício legal da actividade de táxi e moto-táxi e facilita os seus operadores a aderir a outros direitos, como a inscrição na segurança social. ACC/PBC