Malanje- Trinta e cinco milhões 773 mil kwanzas foram cedidos em micro-créditos, pelo Banco Sol, em Malanje, a 129 jovens, no âmbito do Programa de Acção de Promoção da Empregabilidade (PAPE), no ano passado.
O montante, que beneficiou jovens dos municípios de Malanje, Cangandala, Calandula, Mucari, Kiwaba Nzoji, Luquembo e Cacuso, destinou-se a criação de pequenos negócios, nas áreas da agricultura, serralharia, electricidade, corte e costura, barbearia, pastelaria, alvenaria, entre outras.
A informação foi dada hoje pelo chefe dos serviços provinciais do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) em Malanje, Rui Bravo, tendo realçado que falta beneficiar de micro-créditos 131 candidatos, dos 260 inscritos.
Fez saber que, ainda no âmbito do PAPE, 268 jovens beneficiaram de kits profissionais nas áreas acima referidas, que resultaram na criação de pequenas empresas e 778 postos de trabalho directos.
Precisou que, até a conclusão do programa, em Março próximo, poderão beneficiar de micro-créditos outros 377 jovens, nos 14 municípios da província de Malanje.
Desde 2020, adiantou, foram formados, em gestão básica de pequenos negócios, na província de Malanje, mais de 400 jovens e entregues 79 carteiras profissionais em diferentes áreas de formação previstas pelo PAPE.
O PAPE é uma iniciativa do Executivo, que visa apoiar cidadãos nacionais dos 17 aos 40 anos, nas áreas de formação profissional, cedência de micro-créditos, distribuição de kits profissionais, entre outros aspectos, destinados a promoção do auto-emprego, através de pequenas iniciativas empresariais.
O programa prevê o reembolso dos benefícios no período de um a dois anos.