Luanda – A inauguração do Centro Especializado de Tratamento de Endemias e Pandemias (CETEP), localizado na Comuna de Calumbo, consta dos principais acontecimentos no Município de Viana, em Luanda, no ano prestes a terminar.
Inaugurado em Novembro pelo Presidente da República, João Lourenço, o hospital, com mil 300 camas, destina-se ao tratamento de pacientes com Covid, tuberculose, HIV/SIDA e malária.
A unidade hospitalar, construída de raiz numa área de 62 mil metros quadrados, comporta 73 leitos para cuidados intensivos, equipados com monitores, ventiladores, bombas para alimentação, seringas infusoras, máquinas de hemodiálise e aquecedores.
Com três milhões de habitantes, o município de Viana tem 22 projectos em curso no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), designadamente oito no sector da Saúde, nove no da Educação, três na rede viária, um na segurança pública e igual número no saneamento.
Das acções a implementar constam aainda a reabilitação da estrada Viana/Cemitério/Zango/Calumbo, em avançado estado de degradação, a construção das futuras instalações do Instituto Agrário, em Calumbo, e o projecto Mizangala (terrenos destinados para jovens), no Zango 5.
Sobre o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), uma delegação do Ministério de Economia e Planeamento visitou a comuna do Calumbo, para se inteirar do estado de vários empreendimentos, com destaque para as fazendas Hortape e Reflexos.
A fazenda Hortape, que emprega 30 trabalhadores efectivos, beneficiou de um crédito de 73 milhões de kwanzas, com a finalidade de aumentar a produção nacional.
No âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e de Combate à Pobreza (PIDLCP), a Administração Municipal de Viana fez a entrega de 10 motorizadas a ex-militares, kits de cabeleireiros e serralharia a pessoas vulneráveis, uma padaria ao Centro de Acolhimento local, além de três cadeiras de rodas.
A Administração de Viana e a empresa PIPA-Angola, que reabilitou a Ponte Amarela, no ano passado, assinaram um acordo para a manutenção e substituição de 12 pedonais na Estrada Nacional (EN) 230.
No capítulo de transportes, as companhias que operam no município colocaram dezenas de autocarros em circulação, para mitigar o problema da mobilidade dos munícipes.
O anúncio da realização da ‘’Expo Viana 2022’’, de 25 a 29 de Maio, no Centro de Convenções da Casa Viana, é outro destaque de 2021. Participarão do evento empresários de países vizinhos, da China e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Foi igualmente anunciada a construção de uma nova unidade hospitalar de referência, no bairro Pantanal, no distrito urbano do Kikuxi, orçado em mais de 380 milhões de kwanzas. A obra estará a cargo da construtora Ascon e terá a duração de 12 meses.
O município de Viana integra os distritos de Baia, Estalagem, Kikuxi, Viana Sede, Vila Flor, Zango e a Comuna de Calumbo e tem uma população estimada em três milhões de habitantes.