Cunene- A Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz da Igreja Católica no Cunene procedeu hoje, em Ondjiva, ao lançamento dos Relatórios de Monitoria Social e Avaliação Participativa da Pobreza.
O relatório faz menção ao acompanhamento da implementação do Programa de Investimentos Públicos e Programa Municipal integrado de Desenvolvimento Rural e Combate á Pobreza referente a este ano.
Á prestação dos serviços nos sectores da Educação, Saúde, Cultura, Desporto e Lazer e Administração e Finanças das Administrações municipais constam igualmente do documento.
A Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz da Igreja Católica, por intermédio do projecto “Okutungafana/Crescer Juntos”, tem feito, desde 2020, um trabalho nas comunidades dos municípios do Cuanhama, Namacunde, Cuvelai e Curoca, avaliação participativa da pobreza, á luz dos projectos sociais que o Governo angolano realizou.
Em declarações á Angop, o coordenador do projecto Okutungafana/Crescer Juntos, padre Gaudêncio Yakuleinge, disse que o projecto tem a duração de três anos, foi financiado pela Igreja Norueguesa no valor de 221 mil dólares americanos.
Fez saber que o projecto tem objectivo de ajudar a compreender melhor o estado social das populações a que a Igreja está a levar a mensagem de salvação, assim como programas de acesso á saúde, educação, água e registo de nascimento.
Salientou que com o relatório, a Igreja católica, manifesta o seu interesse em contribuir para uma governação participativa na província.