Malanje- Dez viaturas do Estado, até então em posse de ex-titulares de cargos públicos em Malanje, foram recuperadas este ano, pela Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) e devolvidas às legítimas instituições proprietárias.
A informação foi revelada hoje, sexta-feira, em Mucari, pela delegação provincial da IGAE, Nzinga Ngola do Céu, no acto de devolução de 4 viaturas da Administração Municipal, retiradas da posse ilegal de funcionários.
A par da Administração Municipal de Mucari, procedeu-se igualmente a entrega de uma viatura da Empresa de Águas e Saneamento de Malanje (EASM), em uso por familiares de um ex-administrador da instituição.
De acordo com a responsável da IGAE, o processo de recuperação dos veículos teve início este ano e vai prosseguir, na medida em que ainda existem vários meios rolantes e outros apossados por ex-funcionários e antigos titulares de cargos públicos.
Disse que muitas viaturas encontram-se em fase de abate, mas por não cumprimento de todas as fases do processo, estão a ser retiradas de forma voluntária ou coerciva, seguindo os pressupostos legais.
Realçou que essa medida visa a observância dos princípios da boa governação e de preservação dos bens do Estado em posse de funcionários, tendo apelado para a restituição de todos os haveres por parte dos trabalhadores que cessem funções.
Por sua vez, o administrador municipal de Mucari, Inácio Cabedal, realçou que as viaturas recuperadas poderão ainda servir os interesses do governo, embora algumas carecem de reabilitação.
Já o presidente do Conselho de Administração da Empresa de Águas e Saneamento de Malanje, Carlos Muhongo, ressaltou a importância da restituição e preservação do património do Estado, tendo acrescentado que a viatura ora reposta voltará ao serviço da instituição.
As dez viaturas recuperadas pela IGAE em Malanje pertencem as Administrações Municipais de Mucari e Kiwaba Nzoji, bem como ao Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos e à EASM. NC/PBC