Luena – Mais de 240 famílias que perderam, recentemente, suas residências em consequência de fortes chuvas que caíram sobre o município do Léua, província do Moxico, em Abril último, iniciaram, hoje, a beneficiar de chapas de Zinco no quadro da assistência prestada pelo Governo.
As intensas chuvas registadas naquele município que dista 62 quilómetros da cidade do Luena, capital da província, haviam provocado a destruição de 88 residências em estado precário nos bairros Antigos Combatentes, Musseque, Brito, Chafinda e Mupepe.
O governador provincial do Moxico, Ernesto Muangala, iniciou com o processo de entrega destes materiais, no quadro de uma visita de trabalho que efectuou na região.
As famílias começaram a beneficiar de 10 folhas de chapas cada, para a reconstrução das residências, numa acção promovida pela Administração Municipal do Léua, no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
Na ocasião, 89 sinistrados beneficiaram, igualmente, de insumos e imputes agrícolas, como sementes, fertilizantes, enxadas, catanas, motobombas e outros meios essenciais para a prática da agricultura.
De acordo com os dados dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, Durante o primeiro trimestre do corrente ano, mais de mil pessoas ficaram desabrigadas em toda província, em consequência da destruição de 236 residências provocadas por fortes chuvas, causando, igualmente, uma morte e quatro feridos, bem como a destruição de três igrejas, sendo que os municípios do Moxico (sede) e dos Bundas foram os mais afectados. AP/TC/YD