Ndalatando – O Governo Provincial do Cuanza Norte augura que haja, em toda a província, centros de formação profissional, principalmente, nas sedes municipais.
No Cuanza Norte, o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (Inefop) tem oito centros.
De acordo com a vice-governadora para Área Política, Económica e Social, Leonor Garibaldi, o governo provincial manifestou esta intenção face a importância que representa a formação profissional para a possibilidade de emprego para jovens.
Leonor Garibaldi convidou o sector empresarial a apostar também na formação profissional, indicando que a província está aberta a todo o investimento.
A vice-governadora, que falava na cerimónia de encerramento do ciclo de formação profissional nacional, garantiu apoio institucional para a viabilização de projectos privados, sobretudo, para o aumento da oferta formativa técnica.
Apelou para maior adesão de jovens aos centros de formação profissional, para aquisição de competências que sirvam de suporte para uma oportunidade de emprego.
Destacou também a importância da formação profissional para o desenvolvimento económico do país, aumento da mão de obra para o sector privado e o fomento do auto-emprego.
A cerimónia decorreu sob o lema “ O papel da formação profissional na transição da escola para o mercado de trabalho”.
Durante o acto alguns jovens, de forma simbólica e em representação de formados em todo o pais, receberam certificado, carteira profissional e micro-crédito.
Este ano, 1.883 na província do Cuanza Norte receberam kits profissionais, no quadro do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE).
A par da cerimónia, está a decorrer, até quarta-feira, a Feira da Formação Profissional e do Empreendedorismo.