Caxito - Pelo menos 275 crianças do Complexo Escolar do Ensino Especial do Dande, província do Bengo, beneficiaram hoje, da festa de natal solidário, oferecida pelo governo da província.
Para além de um almoço de confraternização e entrega de donativos (roupa e material escolar), os petizes dançaram e declamaram poesias.
Numa mensagem, as crianças agradeceram o gesto e pediram ao Executivo para continuar a apoiar os projectos de necessidades educativas especiais e que a formação seja cada vez mais inclusiva.
Ao intervir no acto, o vice-governador para sector Politico, Económico e Social, José Bartolomeu Pedro, disse que o governo está preocupado com o bem-estar das crianças e pediu aos petizes para continuarem a estudar.
Aos pais, pediu para acompanharem a formação dos filhos de modo a garantirem o futuro e o desenvolvimento de Angola.
No Complexo Escolar do Ensino Especial no Dande frequentam, neste ano lectivo, 593 estudantes, dos quais 299 no ensino primário e 294 do I ciclo do ensino secundário.
Desta cifra (593), 124 alunos com deficiência são do ensino primário e 95 do I ciclo do ensino secundário.
Estes números de alunos com deficiência estão repartidos em - 25 crianças auditivas, 100 intelectuais, 10 de caracter visual, 64 de múltiplas deficiências, 12 de físico-motor e 12 autistas, enquanto os restantes são alunos de inclusão ou normais.
A falta de transporte para as crianças com deficiência, de aparelhos auditivos, visuais e de material de ensino especial são apontados como as principais preocupações do complexo.MD/IF