Cunene - A governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, pediu hoje, terça-feira, em Ondjiva, aos gestores públicos, maior empenho e espírito de missão, na resolução dos problemas da população.
Gerdina Didalelwa fez o apelo durante a cerimónia da tomada de posse dos 42 quadros recentemente nomeados, entre administradores municipais adjuntos, administradores comunais e seus adjuntos.
“Os administradores devem prestar maior atenção aos programas virados para a satisfação da necessidade das populações que vivem sobretudo no interior da província”, realçou.
Gerdina Didalelwa disse ainda que o objectivo é criar um ambiente saudável para os habitantes, colocando junto de si serviços sociais básicos de sustentabilidade, consubstanciados na melhoria do saneamento básico, mais saúde, educação, energia e água, assim como outros bens indispensáveis.
Disse que dado ao facto de a província registar os fenómenos de estiagem e seca, de forma cíclica, é preciso que os administradores passem a trabalhar com as famílias camponesas no sentido de aproveitarem, com técnicas melhoradas, a agricultura junto das zonas onde existam grandes e pequenos rios, para rentabilizar o cultivo.
A província do Cunene controla 20 comunas e seis municípios, com aproximadamente um milhão de habitantes.
Testemunharam o evento os vice-governadores, administradores municipais, directores locais, funcionários da direcção do governo, entre outros convidados.