Ombadja - A governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, orientou esta sexta-feira, no município de Ombadja, maior rigor na fiscalização das obras inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
A recomendação foi dada, em declarações à imprensa, após visita de constatação dos níveis de execução dos projectos do PIIM em curso nas comunas de Ombala yo Mungo e Xangongo, município do Ombadja.
Trata-se da escola do I ciclo de sete salas de aulas, complexo residencial para professores e enfermeiros, bem como a reabilitação e ampliação da Administração Municipal de Ombadja.
A instituição de ensino está com um grau de execução física de 84% e 85% financeira, tal como o complexo residencial.
Em relação à reabilitação e ampliação da Administração Municipal de Ombadja, o projecto possui uma execução física de 82% e 84% financeira.
Na ocasião, Gerdina Didalelwa reprovou a qualidade e o tempo de execução das obras, sobretudo da administração municipal, tendo recomendado os fiscais a ser mais rigorosos no acompanhamento dos trabalhos.
Explicou que a escola de sete salas e o complexo residencial dos professores e enfermeiros estão com um nível aceitável, caso o empreiteiro se empenhe mais entregará as obras nos prazos acordados.
“A obra da administração além do atraso também apresenta deficiências, daí que vamos conversar com o empreiteiro para apurar as causas, antes de tomarmos uma decisão”, afirmou.
Por sua vez, o empreiteiro dos três projectos em Ombadja, Timóteo de Sousa, prometeu acelerar o ritmo dos trabalhos para cumprir com os prazos estabelecidos e rectificar as anomalias que existem desde as fissuras e pinturas.
Quinta-feira, Gerdina Didalelwa visitou as duas escolas de 24 salas de aulas do bairro da Cachila III, o projecto de reabilitação e ampliação do Instituto Superior de Ondjiva, depósito de medicamentos do Cuanhama e reabilitação do complexo escolar de Olondelo.
O município de Ombadja beneficiou de 19 projectos, dos quais 14 empreitadas, dois de serviços e três aquisições de materiais e equipamentos de saneamento básico, avaliados em dois mil milhões, 632 milhões, 334 mil 718 Kwanzas.
Com um universo de 394 mil e 964 habitantes, o município de Ombadja dista a 98 quilômetros da cidade de Ondjiva e está dividido pelas comunas de Xangongo (sede), Humbe, Naulila, Mucope e Ombala Yo Mungo.
A província do Cunene foi contemplada com 135 projectos, destes 109 são de responsabilidade das administrações municipais, 26 do governo da província e cinco de subordinação central.