Dundo - A governadora da Lunda-Norte. Filomena Miza, apelou esta quarta-feira, a humanização na abordagem policial, com vista a garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos, independentemente de suas características pessoais.
Falando na reunião do Conselho Consultivo da Delegação do Interior, no quadro da sua visita aos órgãos de defesa e segurança, a governante sublinhou que a humanização na abordagem policial contribui para a construção de confiança entre os cidadãos e as forças policiais.
Segundo Filomena Miza ,é necessário que as acções dos órgãos de defesa e segurança deve concorrer para a redução de conflitos e confrontos, favorecendo a resolução pacífica de situações de risco ou violência, previnindo excessos por parte dos agentes.
"Os agntes da Polícia Nacional devem priorizar a pedagogia na sua actuação, evitando em primeira estância o uso de forças, promovendo um ambiente seguro e confiável para a sociedade", frisou.
Por outro lado, apelou rigor na fiscalização ao longo das fronteiras, para o combate cerrado do contrabando de combustível e tráfico ilegal de diamante.
"O exemplo deve partir dos órgãos castrense, é preciso denunciar efectivos que estejam envolvidos no contrabando de combustível para que possam ser exemplarmente responsabilizados" , frisou.
Apelou maior dinamismo na investigação e prevenção de crimes de violência sexual, sobretudo de menores e tráfico de seres humanos.
Filomena Miza visitou o Comando Provincial da Polícia, do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, de Investigação Criminal e a unidade da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), para se inteirar das condições de trabalho das instituições. HD