Huambo – O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, pediu, esta sexta-feira, a população no sentido de cultivar o espírito de coesão, unidade e a ser resiliente, para melhor contribuir na resolução dos problemas locais.
O governante falava aos habitantes desta região do Planalto Central de Angola, momentos depois de ter sido apresentado como governador da província do Huambo, em acto orientado pelo ministrado da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca.
Num gesto simpático, entre antiga e o novo governador, deputados, magistrados Judiciais e do Ministério Públicos, religiosos, soberanos, académicos, da sociedade civil, em geral, de órgãos de segurança e do comandante da Região Militar Centro, tenente-general Simão Carlitos Wala, assistiu-se, também, a entrega das chaves da província e do bastão.
Na ocasião, Pereira Alfredo manifestou o desejo de poder contar com o apoio e a colaboração de todos os quadros e da população, em geral, pois o acto de bem servir, em primeiro lugar, requer colocar as pessoas no centro das atenções, tanto de forma individual, como colectiva.
A ideia, acrescentou, passa em trabalhar, de forma conjunta, na busca de soluções dos problemas que, ainda afligem, à população, quer seja das cidades, quer seja das vilas e comunidades.
No seu primeiro contacto com a população local, o governante reconheceu o empenho e dedicação da governadora cessante, Lotti Nolika, a qual a designou de consultora honorária.
Salientou que, apesar dos ganhos alcançados, existem ainda enormes desafios em todos sectores da vida social e económica da província do Huambo, que exige a contribuição de todas forças da sociedade, pelo facto de se tratar da “Cidade Vida”.
“Em primeiro lugar vamos cuidas das pessoas e depois das coisas, como retribuição do calor que foi prestado logo à chega ao aeroporto Albano Machado, um acto que apela para uma boa governação, cuja mesma requer patriotismo e responsabilidade”, frisou.
Pereira Alfredo disse, igualmente, que vai redobrar as acções para incentivar a produção agrícola, com foco na segurança alimentar, um esforço que será extensivo para os sectores da educação, saúde, energia e águas em construir mais infra-estruturas para se ter um desenvolvimento sustentável.
Por seu turno, o ministro da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca, reconheceu o trabalho desenvolvido pela governadora cessante, que contou com a participação dos membros do Governo e da sociedade civil.
Preconizou que o espírito de colaboração seja prestado ao actual governador, pois, apesar de assumir o cargo num momento delicado financeiro que o país vive, saberá dar soluções aos problemas da população com o apoio do Executivo.
Na sua intervenção, a governadora cessante, Lotti Nolika, disse ter cumprido com a sua missão e espera que o mesmo apoio dos membros do Governo local, dos religiosos, das autoridades tradicionais e da população, em geral, seja prestado ao actual governante.
Agradeceu ao Presidente da República, João Lourenço, pela confiança depositada para dirigir os destinos da província do Huambo, nos últimos quatro anos.
Nomeado recentemente pelo Presidente da República, depois de ter exercido as mesmas funções na vizinha província do Bié, entre 2018 e 2024, Pereira Alfredo, nascido a 22 de Outubro de 1978, na província do Bengo, tornou-se no 17º governador desta região do Planalto Central de Angola.
Com uma área de 35 mil 771 quilómetros quadrados, que perfazem 11 municípios, 37 comunas e três mil 387 aldeias, a província do Huambo, tem uma população estimada em dois milhões 800 mil habitantes.
Possui os municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo (capital), Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.
Galeria dos governadores
Agostinho Ndjaka (1976 – 1977)
Pedro Maria Tonha Pedale (1978-1979)
Santana André Pitra Petrof (1979-1982),
João Ernesto dos Santos (1982-1984),
Marques Monocapui Wassovava (1984)
Marcolino José Carlos Moco (1984-1986).
Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnen (1986-1991)
Graciano Mande (1991-1992)
Baltazar Manuel (1995-1997)
António Paulo Kassoma (1997-2008)
Albino Malungo (2009-2010)
Fernando Faustino Muteka (2010-2014)
Kundi Paihama (2014-2016)
João Baptista Kussumua (2016-2018)
Joana Lina Ramos Baptista Cândido (2018-2020)
Lotti Nolika (2020 – 2024). JSV/ALH