Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Estudantes abordam consequências do consumo de drogas

    Angop logo
     Sociedade           
  •  • Terça, 04 Outubro de 2022 | 15h05
Estudantes abordam consequências do consumo de drogas
Estudantes abordam consequências do consumo de drogas
Zeferino Zinga

Huambo – Estudantes universitários da província do Huambo abordaram, esta terça-feira, as causas e consequências do consumo de drogas na sociedade, durante uma palestra, promovida pelo Instituto Nacional de Luta Anti-Drogas (INALUD), soube a ANGOP.

O evento, realizado no salão do Hospital Sanatório do Huambo, enquadrou-se no plano de acção do INALUD, com o objectivo de banir o consumo de drogas, entre os jovens nas universidades e noutros fóruns, tendo em conta os danos mentais que pode acarretar.

Na ocasião, o representante do INALUD na província do Huambo, Nelson Pedro Nhanga, disse que a palestra serviu para dotar os estudantes de ferramentas essenciais de prevenção e combate às drogas, no âmbito de um programa denominado “Universidade sem droga”.

Com a formação, disse, espera-se que os jovens que se encontram nas instituições superiores públicas e privadas saibam dos males do consumo de drogas, pois correm o risco de não terminarem a formação.

Apontou os transtornos mentais, roubo, prostituição, destruição de lares, abandono da formação, entre outras, como consequências do uso de drogas, facto que pode comprometer o futuro dos pais.

Nelson Pedro Nhanga informou que o INALUD possui um programa que visa alertar, sobretudo, os males do consumo das drogas nas crianças, adolescentes e jovens, porque muitos deles consomem na inocência, apercebendo-se tardiamente dos das consequências.

Sem informar o número de tóxico-dependentes controlados pelo INALUD, disse que a instituição trabalha, em parceria com igrejas, centros de reabilitação e outros que se dedicam na recuperação dos consumidores, principalmente com idades vão dos 12 aos 25 anos.

Por seu turno, a reitora da Universidade José Eduardo dos Santos, Virgínia Lacerda Quartin, reconheceu ser difícil o combate das drogas na sociedade, sendo o mais prudente apostar na prevenção.

Segundo a académica, quando as pessoas consomem drogas deixam de ser elas mesmas e apresentam comportamentos abusivos na sociedade, o que condiciona o desenvolvimento das famílias.

Por isso, exortou os jovens e adultos a reflectirem sobre tais práticas, uma vez que traz consigo inúmeras consequências, como transtornos mentais, abandono familiar, pobreza e outros que condicionam o crescimento do país.

O Instituto Nacional de Luta Anti-Drogas (ILANUD), foi criado por via do Decreto Presidencial nº 231/13, de 30 de Dezembro, com o objectivo de promover a implementação de políticas integradas de prevenção, redução e combate ao consumo de drogas lícitas e ilícitas, uso nocivo de álcool e a diminuição das toxicodependências.





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Resenha Africana da Semana

 Sábado, 12 Abril de 2025 | 11h08

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+