Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Sampaio Ernesto conquista provincial de xadrez na Huíla

    Angop logo
     Desporto           
  •  • Sábado, 12 Abril de 2025 | 16h40
Sampaio Ernesto, xadrezista huilano (à esq.)
Sampaio Ernesto, xadrezista huilano (à esq.)
Amélia Oliveira - ANGOP

Lubango - O xadrezista Sampaio Ernesto, do Benfica do Lubango, sagrou-se hoje, sábado, pela primeira vez, campeão provincial absoluto, quatro temporadas após a sua estreia no certame.

O campeão somou sete pontos, em seis vitórias, dois empates e uma derrota, num campeonato disputado no sistema suíço em nove rjornadas, utilizando o software Swiss Manager, num ritmo de jogo de 90 minutos mais 30 segundos por critérios de desempate.

Em segundo e terceiro lugares ficaram Lino Belchior, com seis vitórias, dois empates e uma derrota, e José Armando, com sete vitórias e duas derrotas, ambos com sete pontos cada, a mesma pontuação de Sampaio Ernesto, que se destacou nos confrontos directos.

O Campeonato provincial Absoluto de Xadrez arrancou no último dia três, com 50 atletas de quatro clubes e oito núcleos, numa prova organizada pela associação provincial da modalidade  com objectivo de promover e divulgar o xadrez na região, fomentar o espírito desportivo e competitivo entre os atletas. 

O evento apurou, além do campeão da província, que vai para o nacional absoluto, que acontecerá no Uíge, os cinco primeiros classificados para o zonal B, a ser realizado no Moxico, de 28 do mês a 05 de Maio próximo.

Ao reagir à conquista, Sampaio Ernesto disse ter sido uma prova competitiva, com partidas complexas e cansativas, adversários fortes e venceu porque estava melhor preparado.

“O sentimento é de felicidade. É o primeiro troféu do campeonato e espero ter uma boa representação no nacional. Vou seguir o mesmo ritmo, preparação constante, treinos de abertura, quase todos os dias para fazer uma boa prova. Pretendo jogar de igual para igual com qualquer atleta que aparecer”, reforçou.

Já o presidente da APXH, Brachegues Chaves,  fez um balanço positivo do evento por ter sido alcançado o objectivo.

“Foi um campeonato bem disputado a nível técnico com partidas bem equilibradas, com jogadores acima da média e com níveis equiparados.

"As partidas foram quase todas definidas por critérios de finais, e quando chega a esse nível a qualidade da modalidade tem estado a melhorar e é isso que queremos nos próximos anos”, frisou. 

Participaram do campeonato, inserido nas celebrações dos 50 anos de Independência de Angola, os clubes Ferroviário da Huíla, Benfica do Lubango, Gloriosos FC, Recreativo da Chibia, assim como os núcleos da Barazoque, da Macov, da Humpata, da Detrov, da René Castilho, da Aliança Francesa, e das escolas Portuguesa e a Twapandula. 

Em 2024 participaram 20 atletas e campeão em título é o Honorato Pungo, do Glorioso Futebol Clube. EM/MS

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+