Luanda – A Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, regressou ao seu país, no princípio da tarde desta quarta-feira, depois de uma visita de Estado de 72 a Angola.
Na sua partida, a estadista tanzaniana recebeu honras protocolares na Sala de Estado do Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro” e foi formalmente despedida pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Durante a estadia em território angolano, a Chefe de Estado tanzaniana prestou homenagem no Memorial Dr. António Agostinho Neto, ao primeiro Presidente de Angola, onde depositou uma coroa de flores e assinou o Livro de Honra.
Proferiu um discurso na Assembleia Nacional (Parlamento angolano) e visitou a Refinaria de Luanda.
No cumprimento da agenda, os Chefes de Estado de Angola e da Tanzânia mantiveram um encontro à porta fechada, seguido de uma reunião bilateral entre as suas delegações, onde a Presidente Samia Suluhu Hassan felicitou Angola pelos progressos alcançados nos domínios diplomático, socioeconómico e político.
Endereçou felicitações pela celebração do 23º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional, considerado um marco determinante no processo de consolidação da estabilidade e desenvolvimento de Angola.
Por sua vez, o Presidente João Lourenço enalteceu a liderança da sua homóloga tanzaniana, destacando a implementação do programa dos “4R” – Reconciliação, Resiliência, Reformas e Reconstrução – como uma expressão do compromisso com o desenvolvimento sustentável da Tanzânia.
Saudou a iniciativa da Presidente no domínio da promoção de energias limpas, reconhecendo o seu impacto positivo na sustentabilidade ambiental, saúde pública e inclusão económica.
As duas partes trocaram impressões sobre a cooperação bilateral, bem como sobre questões regionais e internacionais de interesse comum.
Manifestaram satisfação pelas relações históricas, que remontam ao período da luta de libertação de Angola, e defenderam a continuidade de um diálogo baseado na confiança mútua, com a realização de visitas recíprocas de alto nível e consultas políticas regulares.
Com o objectivo de dinamizar os fluxos comerciais e de investimento, os dois Presidentes orientaram a Agência para a Promoção de Investimento Privado e Exportações de Angola (AIPEX) e o Centro de Investimentos da Tanzânia (CIT) para organizarem um Fórum Empresarial de Negócios, a realizar-se ainda no decurso de 2025.
O Governo tanzaniano decidiu aplicar o princípio da reciprocidade e isentar os cidadãos angolanos de visto de turismo, a fim de fomentar o turismo, o intercâmbio cultural e o crescimento económico.
As relações diplomáticas entre os dois países foram oficialmente estabelecidas em 1976, logo após a independência de Angola, proclamada a 11 de Novembro de 1975.
Desde então, esta relação assenta em fundamentos históricos de solidariedade e amizade, que ao longo das décadas evoluíram para uma cooperação mais alargada nos domínios político, diplomático, económico e multilateral.ART