Luanda - A Selecção Nacional de ginástica reconheceu, na tarde desta segunda-feira, a quadra do pavilhão Multiusos do Kilamba, palco do torneio internacional da modalidade, no âmbito do 50° aniversário da Independência Nacional.
Com um total de 18 ginastas, em mais de uma hora, a sessão de reconhecimento baseou-se na demonstração com aparelhos de bola, fita, círculo e maça.
Nesta tarde, treinaram também atletas do Brasil, ao passo que no período matinal trabalharam os combinados do Zimbabwe e da Namíbia, num evento que conta ainda com representantes de Portugal.
A ginasta angolana, a maior especialista em rítmica, Luana Gomes, que actua em Portugal, chega nesta terça-feira a Luanda para se juntar ao grupo.
A atleta é campeã africana em maça do africano disputado em 2024, no Rwanda, numa prova que conquistou seis medalhas, incluindo uma de ouro, duas de prata e três de bronze.
A Selecção Nacional composta por 34 atletas conta já desde sábado com Aysha Morgado, que actua em Portugal, e Elizabeth Mangundo do Namibe que já treina com o plantel há mais tempo.
Na especialidade de rítmica, integraram o grupo de júnior Brígida Gouveia, Domingas Sancuma, Ariana Pires, Jacira Manuel, Angelina Madolo, Camila Pereira, Josefina Manuel, Fátima Lelo e Sandra Gomes em rítmica.
Em sénior individuais fazem parte Luana Gomes, Elizabeth Mangundo, Ludmila Segunda, Aysha Morgado, Florencia Missende, Celma Nunda, Laurinda Tito, Hebo Monteiro, Leonora Moke e Domingas Piedoso.
Em tumbling juniores integram Domingas Chinbali, Madalena Njimbe, Januário Tungawassi, Pedro Muendagula, Alegria Malembe e Henriques Assemba.
Em sénior constam Julmira Segunda, Adelaide dos Santos, Massoji Canhanga e Angelina Elias, Assér António, Repente Magalhães, Pedro Lucupuepua, Elistidi Ngonga e Salomão Mateia.
JAD/WR/MC