Calumbo - O lar de acolhimento de crianças e jovens desfavorecidos “El Betel”, no município de Calumbo, província do Icolo e Bengo, beneficiou hoje, sábado, de um donativo de bens diversos, numa iniciativa da Associação Solidária da Feira da Liberdade do Golf 2.
O gesto solidário é composto de sacos de arroz, açúcar, fuba de milho, óleo, lixívia embalagens de batatas fritas, sumos, bolachas, detergentes, entre outros meios de consumo e de higiene.
Em declarações à imprensa, a responsável da associação, Cecília Xavier, realçou que o objectivo da actividade consiste em saudar o Dia da Paz comemorado a 4 de Abril, com as crianças e jovens do centro de acolhimento El Bethel para acudir as dificuldades que enfrentam diariamente.
A responsável enalteceu o mentor do projecto pela iniciativa e assegurou o contínuo apoio por parte da associação que dirige.
Apelou a sociedade para que possa se sentir comovida com as dificuldades que enfrentam as várias famílias carentes existentes em várias partes do país.
Por sua vez, o director do lar de acolhimento, Adérito Nunda, disse que neste momento contam com 120 crianças dos zero aos 17 anos de idade e apelou a continuidade de apoios de mais pessoas, com destaque para alimentação, material didáctico e vestuário, as principais dificuldades. Fez saber que as crianças chegam ao lar por via da administração municipal de Calumbo, Polícia Nacional (PN) e algumas vezes são abandonadas mesmo no portão do centro.
O local conta com dormitórios, refeitório, enfermaria, dispensa, área de lazer, bem como uma escola do ensino primário. Lembrar que recentemente este lar foi agraciado também com um gesto semelhante por parte da selecção nacional de futebol (Palancas Negras). NGS/DP/AJQ